terça-feira, 30 de setembro de 2008

QUEM DIRIA !!!!


Foto de Sebastião Salgado sobre outro conflito no Pará,
este no garimpo de Serra Pelada.
Poupem-me de colocar aquela foto violenta dos corpos
dos agricultores assassinados, enlameados, em cima de um
carroceria de caminhão.

Jornal de sábado : 27-09-2008.

GOVERNO DO PARÁ PROMOVE POLICIAIS QUE PARTICIPARAM DO MASSACRE DE ELDORADO DOS CARAJÁS.

João Carlos Magalhães,

Agência Folha, Belém, Pará


O conflito entre policiais militares paraenses e sem-terra, ocorrido em abril de 1996 levou à morte de 19 trabalhadores rurais e deixou mais de 60 feridos. Ele é considerado um marco do conflito fundiário brasileiro.Cerca de 90 policiais foram promovidos.


Quem é a governadora do Pará ? ANA JÚLIA CAREPA, eleita com apoio dos movimentos sociais e agrários.

PARTIDO A QUE PERTENCE ? PT.


Quem diria, hein ?

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

E aí Henry Paulson ?


Compre meu monte de porcaria, Henry !!!

Muitos americanos estão irritados com o pacote anunciado pelo secretário do Tesouro Henry Paulson. Eles acreditam que o governo vai gastar US$ 700 bilhões ( DO DINHEIRO DO CONTRIBUINTE, DIGO EU ) para "resgatar banqueiros" que passaram os últimos anos ganhando muito dinheiro em um mercado sem regulamentação. No final de semana, foi lançado o site "Buymyshitpile.com" (em uma tradução livre, Compremeumontedeporcaria.com), onde os internautas devem "inscrever" as porcarias que querem vender ao governo americano. "Ei, Washington, será que você pode comprar meus maus investimentos também? O que acontece em Wall Street afeta a vida real – compre meu monte de porcaria também, Henry". Entre os "ativos podres" que os internautas querem vender a Henry Paulson estão a Alitalia, ações de empresa ponto.com falidas, móveis velhos de jardim.

PS : Uma das melhores coisas da internet é sem dúvida o bom humor e as tiradas que aparecem mundo à fora diante de cada fato. O sobrenome da internet poderia ser o do bloco carnavalesco de Recife " NÓIS SOFRE, MAS NÓIS GOZA ".

Esta é uma colagem do blog de Patrícia Campos, no Estado de São Paulo on line.

O texto acima é todo nela. Só fiz colar.

sábado, 27 de setembro de 2008

ANISTIA BRASILEIRA

Prisioneiro político torturado em "Pau de Arara".
Monumento na Rua da Aurora, Recife.
Muitos brasileiros ficaram nesta incômoda posição,
sem saberem se estariam vivos no outro dia.
Tinham feito algum crime ?
Sim, o de pensar diferente da ditadura militar brasileira,
nas décadas de 60 e 70.

O Brasil foi o único país da América do Sul em que os crimes das ditaduras militares ficaram por isto mesmo. A esquerda subiu ao poder, primeiro com FHCardoso e depois com Lula, e em nome da conhecida cordialidade brasileira e com uma generosa indenização até prá quem esqueceu de escovar os dentes de manhã, porque estava preocupado com perseguição política pelos militares, os governos tentaram deixar prá lá. Claro que isto é um tremendo vespeiro que todo e qualquer governo do mundo gostaria de fazer de conta que não existe. Mas ele vai estar sempre lá, cutucando a ferida na alma brasileira.  

O que é pior é que vem sempre alguém lembrar isto, e a imprensa e o governo tentam varrer prá baixo do tapetão.

Este mês de setembro esteve aqui no Brasil o Juiz Espanhol Baltázar Garzón, aquele que atanazou a vida de Pinochet, deixando-o preso um tempão na Inglaterra. O que ele veio dizer ? Que não adianta o Brasil "cordial", com sua anistia feita pelos próprios militares para "esquecerem" tudo, dizer que tudo é passado e história. 

Arrancar a língua de opositores, arrastar seres humanos pelas ruas ( como Gregório Bezerra,em Casa Forte,Recife) e, sim,também isto, metralhar rapazinhos que estavam nas guaritas de vigilância de  quartéis,como a esquerda fez,não são condutas "esquecíveis". Mesmo que a lei brasileira diga isto, existe uma lei internacional que é superior à lei de cada país. Isto é crime contra a humanidade e não existe para isto anistia, nem prescrição de pena.

Prá piorar ainda mais a questão, esta "revisão" da anistia não pode deixar de incluir para penalidades os esquerdistas que fizeram  as suas barbáries e hoje ocupam cargos importantes no judiciário,legislativo e executivo brasileiros.

Prá mim é fundamental encerrar o assunto :

1 - Abrindo todos os arquivos daquela época que não impliquem em verdadeira Segurança Nacional. Até agora existe mais uma preocupação com a Segurança Pessoal, de alguns poderosos que estão na elite do governo, com seus podres à mostra. Correm boatos, por exemplo, que José Genoíno não foi um herói da Guerrilha do Araguaia, mas um delator. ( Não sei se isto é verdade ou não ).

 2 - Fazendo os militares profissionalizados e cultos de hoje entenderem que não se está culpando eles, nem as instituições militares, mas aqueles militares daquela época que fizeram os crimes e que estes não merecem a solidariedade de militares de bem da época atual.

3 - Punindo os criminosos dos 2 lados : militares e esquerda.

Isto a Argentina já fez, o Chile já fez, o Perú já fez, etc,etc.Quando o Brasil fará ?

Pela velocidade em que todos os governos brasileiros (não apenas o do Presidente Lula ) têm colocado em sua pauta os assuntos importantes do país : Educação, Segurança, Assistência de saúde,etc, daqui a um século.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

nosso cerebro é doido


O nosso cérebro é doido ?
Tá aí, uma coisa sobre a qual nunca tive  a menor dúvida. ah ah 

De aorcdo com uma peqsiusa 
de uma uinrvesriddae ignlsea, 
não ipomtra em qaul odrem as 
Lteras de uma plravaa etãso, 
a úncia csioa iprotmatne é que 
a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma dseoredm ttaol, que anida pdoes ler sem pobrlmea. 
Itso é poqrue nós não lmeos 
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa 
cmoo um tdoo.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

DANÇA MODERNA ????



Está chegando a São Paulo as apresentações do Grupo de Danças FUERZABRUTA. As imagens são muito impressionantes. Tem uma gigantesca piscina no palco onde o público participa do espetáculo e é recomendado ir assistir com sapato baixo e roupa esportiva.
A minha questão é onde vai parar a tal da Dança Moderna, modernosa ?
Quando vai se saber que se está indo para um espetáculo de dança e não do Circo do Sol ou de algum outro circo famoso ou de ginástica artística das Olímpiadas ?
Provavelmente nunca.
Então, como não irei mesmo assistir, me delicio com as belas imagens da NET.


quarta-feira, 24 de setembro de 2008

CRISE FINANCEIRA 1



George W Bush contra Master Chief ( a crise econômica ) é uma figura tirada de um jogo do XBOX 360.Apesar de discordar totalmente do seu ponto de vista político , assim como mais da metade dos americanos que não votaram nele, tenho um enorme respeito pelo cargo que representa, pois é o eleito dos milhões de americanos que lhe deram o voto.

A frase de hoje vem de lugar inesperado, o email que o jornal THE NEW YORK TIMES manda com as suas manchetes do dia.Achei supimpa :

"
NO COMEÇO FOI " GRAÇAS A DEUS QUE A CAVALARIA ESTÁ CHEGANDO". MAS AÍ PENSEI "O QUE EXATAMENTE A CAVALARIA VAI FAZER? "

Douglas W. Elmendorf, antigo economista do Banco Central americano, sobre o plano de Bush de socorrer bancos de investimentos mal administrados pelos seus donos com o dinheiro do contribuinte americano : 700 bilhões de dólares, ou seja 2 mil dólares de cada americano vivo.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

SUA SAÚDE - OS MITOS - OVOS


MITOS SOBRE ALIMENTAÇÃO

Ovos são um ataque cardíaco no prato - nunca coma nenhum

É verdade que um ovo tem em média 212 miligramas de colesterol, que é a dose DIÁRIA recomendada de colesterol para cada pessoa.

Mas, o ovo é uma boa alimentação. Tem menos de 2 gramas de gordura saturada, o LDL ou colesterol ruim. A clara do ovo contém proteína de alta qualidade, que ajuda cicatrização. Ou seja, comer 1 ovo por dia só fará bem à saúde. Se tem o colesterol alto, a recomendação é de 2 ovos por semana. A clara pode ser comida à vontade.

CUIDADO :  1 - Muita gente inventa receitas de ovos crús, como energético . Ovos têm alta contaminação por Salmonela ( tanto os de granja como de capoeira ) e jamais devem ser comidos crús ou mal cozidos. É roubada e risco de infecção intestinal : diarréia, febre,etc.

 2 - Também bobagem a crença que é bom comer a casca do ovo, pois é rica em Cálcio. A areia da praia também é rica em cálcio, e nem por isto deve ser comida. O Cálcio da casca do ovo não é absorvido no intestino e só vai sobrecarregar o seu tubo digestivo com um material grosseiro e de difícil digestão.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O paraíso e o inferno

William Blake, pintor, Paraíso Perdido.

O Paraíso e o Inferno ... 
num mundo chamado EUROPA.

O Paraíso é aquele lugar onde o humor é britânico, os cozinheiros são
franceses, os mecânicos são alemães, os amantes são portugueses e tudo
é organizado pelos suíços.

O Inferno é aquele lugar onde o humor é alemão, os cozinheiros são
britânicos, os mecânicos são franceses, os amantes são suíços e tudo é
organizado pelos portugueses ...


domingo, 21 de setembro de 2008

FOTOS VIII - Edisângela Lins

Domingo é dia de foto tirada por mim VIII :

Edisângela Lins, personal trainer ,
professora de Educação Física, amiga.
clique na foto para ampliar

sábado, 20 de setembro de 2008

MÁ DISTRIBUIÇÃO de ??? !!!!


Todo mundo fica se queixando de países com má distribuição de renda, mas ninguém se lembra de que existem outras situações onde existe também uma enorme má distribuição.
Angelina Jolie e Brad Pitt formam um belíssimo casal,
com 6 filhos, sendo 3 adotados.
Não são extraordinários atores, mas dá prá passar.
Esqueça ele nos "11,12 e 13 homens" e também em "Tróia".
Lembre quando ele tirou a camisa em "Thelma e Louise" e "Sete pecados capitais".
Esqueça dela em "Lara Croft", e lembre em " Garota interropida" ou " No preço de um coragem".
Lembre dos 2 em "Sr. e Sra. Smith", que é onde o casal começou.

Além de tudo são honestos, politicamente corretos e libertários.
Ontem Brad Pitt doou 100 mil dólares para a campanha de apoio ao casamento gay na Califórnia, onde moram. 

Brad está neste blog, neste luminoso sábado de verão, véspera de jogo decisivo do Pesqueira Futebol Clube, pela seguinte frase :

" NINGUÉM TEM DIREITO A NEGAR AOS OUTROS O SEU MODO DE VIDA,MESMO QUE NÃO CONCORDE COM ELE. PORQUE TODOS TÊM O DIREITO DE VIVER A VIDA QUE DESEJAM, DESDE QUE NÃO PREJUDIQUEM O OUTRO. A DISCRIMINAÇÃO NÃO DEVE TER LUGAR NO MUNDO, MEU VOTO É PELA IGUALDADE E CONTRA A PROPOSTA 8 - que quer probir estas uniões ".

Falou e disse, Brad.
Mas, aqui prá nós, é muita beleza, saúde, papo cabeça, inteligência e ativismo político para um casal só. Reparte com o resto do mundo, prá diminuir a má distribuição.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Magritte


Os amantes, pintura em tela, 1928.


“Minha pintura é feita de imagens visíveis que não disfarçam nada...
elas evocam mistério e assim,
quando alguém vê uma das minhas pinturas,
faz a si próprio uma simples questão :O que isto significa ?
Não significa nada.Mistério não significa qualquer coisa.
É apenas o impossível de conhecer "
Rene Magritte, pintor surrealista.

Entenderam alguma coisa ? 
Então mandem me explicar, prá que eu entenda.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Sylvia Plath

T R A V E S S I A

Lago negro, barco negro, duas pessoas de papel picado negro.
O que as árvores buscam de beber que não encontram aqui?
Suas sombras podem cobrir o Canadá.

Uma luz leve dissolvida pelas flores d’água.
Suas folhas não desejam nossa pressa:
Curvas e lisas e cheias de negros avisos.

No rastro dos remos, mundos de gelo.
O espírito do negro está em nós, nos peixes.
Um tronco podre flutuando, pálido adeus;

Estrelas se abrem entre lírios.
Essas sereias inexpressivas não te cegam?
Esse é o silêncio das almas atormentadas.


Poesia tirada do blog http://www.ovelhapop.blogspot.com/

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

CIGARRO


Escolhi uma foto chocante para ilustrar esta matéria.
A primeira foto feia nas ilustrações deste blog.
Pena que esta pequena matéria vai ser lida por quem não precisa.
Praticamente não tenho nenhuma pessoa no meu círculo de amizade próximo que fume. É como as campanhas do governo : não atingem quem deveria atingir.


Cigarro é a principal causa de doenças e morte prematura que podem ser prevenidas.
São 500 mil casos por ano de cânceres ligados a cigarro, nos Estados Unidos, onde existem estatísticas confiáveis.

As doenças são mais comuns em idosos, pretos e homens e mais no sul dos EUA, onde existe maior população destes 3 grupos.

PS : Pois é. Às vezes fica difícil entender porque o governo gasta milhões de reais e marketing numa campanha como vacinação de rubéola, salvando 5 pessoas por ano, e não enfrenta uma questão de saúde muito mais eficaz, como o tabagismo. Claro que o governo fica com quase 85% do preço de cada cigarro em imposto e não vai querer perder esta renda, num estado insaciável por imposto. Nos próximos dias teremos mais assunto de saúde e de impostos para falar.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Impostos e Guilhotina


Uma das coisas mais irritantes é você notar como políticos
( especialmente os brasileiros ) tratam o resto do país como crianças desmioladas, que podem ser enganadas, e não têm a capacidade de decidir o que é melhor para elas.

Quando além disto, tratam o público como idiota, é de matar de raiva!!!

No Governo Jarbas Vasconcelos ( um dos melhores políticos do Brasil ), a CELPE foi privatizada e as contas aumentaram bastante prá todo mundo.
Vá somando(como aconteceu em uma das minhas contas): 
eletricidade 100 reais +imposto 50 reais.
Total : 150 reais. De onde, o imposto é 50%.

Então um burocrata inventou uma empulhação chamada "IMPOSTO POR DENTRO".
Prá não dizer que o imposto era 50% ( um assalto, por qualquer medida ), ele inventou que era 33%. Ou seja, 33% dos 150 reais.Entenderam ? Nem eu.

Sou contra a pena de morte,mas teria um enorme prazer de ver o economista que inventou esta palhaçada contra os usuários,com a guilhotina separando a cabeça do corpo.

A guilhotina foi muito usada na Revolução Francesa, há mais de 200 anos.
Uma das poucas vezes na história em que os pobres, depois de alguma revolução ou conquista, dirigiram sua ira contra os tiranos verdadeiros - os poderosos - , e não contra os outros pobres, como aconteceu em tantos lugares, inclusive aqui em Cimbres.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

CINEMA DE LUXO...mas não em Pesqueira.


O Shopping Cidade Jardim, na zona oeste de São Paulo, inaugura um complexo de cinemas de luxo : salas Premier do Cinemax.

Preço do ingresso ? De 35 a 46 reais.

Poltronas largas e acolchoadas, com braços superconfortáveis. Cada cadeira tem três equipamentos muito úteis: uma mesinha retrátil, uma alavanca para que ela recline e um botãozinho para chamar um atendente e pedir uma pipoca ou um espumante.

P.S. : Isto é que é o cinema dos meus sonhos.Faltou dizer que não tem espectador fazendo zoada e dizendo piadas sem graça, e se o ar condicionado não é de congelar, como em certas salas.

Por falar nisto, quando teremos o primeiro novo cinema em Pesqueira ?

Esta matéria foi resumida de uma da página do GLOBOONLINE, que também falava nas novas salas de filmes em Terceira Dimensão que foram inauguradas em São Paulo, com grande sucesso.

domingo, 14 de setembro de 2008

Torres de Edvonaldo - foto VII

Domingo é dia de foto tirada por mim VII
clique na foto para ampliar

Talvez o contraste entre a delicadeza das folhas caídas
e a solidez destes 2 imensos e pesados globos,
talvez... talvez... talvez...
mas cada vez que olho prá esta foto tenho a sensação
de que ela também está olhando prá mim.
PS : Não estou psicótico, nem esqueci a dose de Haldol 5 mg.
ah ah ah

sábado, 13 de setembro de 2008

CHROME E PREGUIÇA

Toda vez que leio em algum lugar que 80% das pessoas ainda usam INTERNET EXPLORER, da Microsoft, como Navegador, tenho que segurar meu queixo com um suporte.
Como tanta gente pode usar uma porcaria daquelas, se tem o Firefox,o Opera, e até o velho Netscape, muito melhores e de graça ?
Só explico pela inércia e preguiça humana.
Vem no computador. Você tem preguiça de baixar outro navegador
( SIM. TODOS SÃO DE GRAÇA ) e vai ficando com aquele mesmo.

Sempre foi a política da Microsoft, para deixar os seus donos entre os mais ricos do mundo, só lançava porcarias, para depois ir corrigindo e vendendo as correções a 1000 ( mil ) reais, para os bobos ou os necessitados de plantão.
Foi assim com a maior parte dos Windows. Eram lançados para corrigir as tais "falhas de segurança" que fazem tremer de medo o homem comum, mas eram todos pagos.
Agora o GOOGLE lança o CHROME.
Ainda está na versão beta, ou seja, em desenvolvimento, e promete estar no futuro em todos os computadores.
Bendito o Google que criou coisas como o PICASA, sustenta Orkut, Wikipedia e tantas coisas mais na net, de interesse público, sem cobrar os olhos da cara como a Microsoft faz em tudo. Alguém entende um pacote de Office "para melhorar"por mil reais ?
Isto é o preço de computador, e não de atualização de programa.

Abaixo está o link para baixar o CHROME, EM PORTUGUÊS.
Deixem de preguiça e iniciem a verdadeira viagem na NET,
a viagem da socialização do conhecimento.
E se algum dono do GOOGLE for para a lista dos mais ricos,
será por merecimento e não por picaretagem, como a nojenta Microsoft,
que nunca criou nada de novo, só copiou o que a Apple lança anos antes.
PS: Desculpem o meu desabafo.
Quando se trata de Microsoft eu perco mesmo meus bons modos.
E isto tudo aqui é só 1% do que teria a dizer contra Bill Gates.

http://www.google.com/chrome?hl=pt-BR


sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Sarah Palin



Sarah Palin,44 anos, governadora do Alasca, foi escolhida para vice presidente da chapa conservadora e Republicana de John McCain, nos Estados Unidos. Enfrentará Barak Obama nas próximas semanas.
O Los Angeles Times publicou no outro dia, uma reportagem da feminista Gloria Steinem com o título PALIN : A MULHER ERRADA, A MENSAGEM ERRADA.

O único elogio para ela no artigo,é que ela é sincera,na sua ignorância :

1 - Perguntada sobre ser Vice-Presidente, ela disse : " Ainda não posso responder esta pergunta, até que alguém me diga o que é que o Vice-Presidente faz. " !!!!
2 - Sobre a guerra do Iraque : " Ainda não pude me concentrar muito sobre a guerra do Iraque. "!!!
Como se faz naqueles programas de auditório quando o cara erra :
Doing !!!!! Dooooing !!!!

3 - Gosta de caça e de matar animais selvagens, mas não caçadas e matanças de animais feitas de helicóptero !!!!

Foi escolhida para uma chapa que atribui a si própria termos como "renovação". Renovação de quê, se foi exatamente o pensamento republicano Bush-McCain que nos levou nestes últimos 8 anos a tantas políticas desastrosas ?

Portanto, meus 1o eleitores, este não é um blog imparcial.
Muito pelo contrário, somos Obama até embaixo dágua ( já que Hilary está fora ).
Agora, em quem vocês devem votar em Pesqueira ?
Aí é com a consciência de vocês.Não vou me meter neste assunto.
Se vocês não têm consciência política para eleger um prefeito da região mais pobre de um país de Terceiro Mundo, estão com um problema mais sério prá resolver : FALTA DE ENTENDIMENTO POLÍTICO.

PS : Nesta terça-feira Obama disse uma frase : "VOCÊ PODE ATÉ PASSAR BATOM EM UM PORCO, QUE ELE CONTINUARÁ SENDO UM PORCO." Alguém já achou que era se referindo a Palin, mas Obama disse que não era.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

11 de setembro - O homem que despenca

Jonathan Briley, 43 anos,
funcionário de um restaurante no último andar da Torre Norte.
Ele era "o homem que despenca".


A fotografia impressiona pelo horror da morte certa a poucos segundos
e pela sutil elegância no cruzar de pernas e os braços para trás.
Uma postura de grande dignidade.

Durante muito tempo 11 de setembro será na nossa memória exatamente isto : 11 de setembro.
7 anos depois e a emoção e o pesadelo das torres gêmeas desabando são partes indeléveis da nossa vida. Os detalhes foram se acumulando com os anos. A incompetência apareceu por todos os lugares. Como a CIA e o FBI que gastam bilhões em informações a cada ano não foram capazes de abortar aquele atentado ? As informações chegaram em vários escalões e ficaram paradas,como em toda boa burocracia. Só dois exemplos : um jovem árabe pagando quase 200 mil reais em dinheiro vivo para fazer um curso de pilotagem de grandes aviões e não quer saber como decola, nem como aterrisa, só como manobra o avião no ar !!!! Não dava prá ter dado muitos anos antes uma simples ordem : não pode abrir a cabina do piloto prá ninguém. Só isto e já teria tornado impossível toda a dinâmica do atentado?
Difícil acreditar no atentado e difícil acreditar na incompetência de tantos.

Hoje à noite um canal pago vai passar um especial sobre este elegante corpo que pulou das torres prá não ser assado vivo.

PS : Em algum lugar de casa devo ter uma fotografia minha, que tirei em uma das 2 vezes que estive no mirante que ficava em cima de uma das torres gêmeas.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

REDE GLOBO - CARA DE PAU II


Como tenho um humor muito cáustico, tenho que controlá-lo, sobretudo no trabalho e em leituras sérias. Mas na página 153 da edição especial de VEJA 40 anos, tem um anúncio de página inteira da REDE GLOBO
( que tenho a sanidade de não assistir há vários anos ) com os dizeres abaixo. Talvez se a Globo tenha uma lista de suas 1000 prioridades, a tal da "liberdade de expressão" seria sua prioridade 1001. Ou seja, este é um tema que nunca empologou qualquer diretor da RG, muito pelo contrário. Um diretor demitido deu uma longa entrevista onde disse uma frase que não me saiu mais da cabeça : " NÃO HÁ UM SÓ ASSUNTO NOS JORNAIS DA GLOBO QUE NÃO TENHA UM INTERESSE POR TRÁS".

Os dizeres do anúncio risível :

"POUCAS EMPRESAS DE
COMUNICAÇÃO ULTRAPASSAM
QUATRO DÉCADAS.
AINDA MAIS LUTANDO POR
LIBERDADE DE EXPRESSÃO.".

Veja, a gente se vê por aqui.

Sem comentários adicionais. Ridículo !
PS : Claro que entendi que o anúncio está se referindo aos 40 anos da VEJA, e a liberdade de expressão ( relativa, digamos assim ) da VEJA. Mas é muita cara de pau a Globo está elogiando em outro veículo de comunicação, um assunto sobre o qual ela nunca teve interesse - liberdade de expressão - quando deveria ser também a prioridade número 1 dela.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

JAPÃO CARA DE PAU


Alguns países conseguem a ousadia de serem mais cara de pau do que os políticos brasileiros.
Notícia de hoje da Folhaonline diz que o Japão inaugurou, timidamente, 63 anos depois, o primeiro monumento em homenagem às escravas sexuais da Segunda Guerra Mundial.

O que era isto ?
Entre 1939-1945, o Japão obrigou dezenas de milhares de mulheres
chinesas, coreanas e japonesas a servirem como prostitutas para as tropas.
Atenção : não eram prostitutas que armavam barraca perto de garimpo
prá ganhar algumas pepitas de ouro.
Eram mulheres decentes , alguns estimam mais de 100 mil,
capturadas e obrigadas a servir aos soldados japoneses, sexualmente .
Como isto era chamado ? MULHERES DE CONFORTO !!!!
Dá prá rir ? Ou prá chorar ?

Tudo bem, era uma guerra cruel e sanguinária.
Dá prá entender.
Agora por que um povo educado e culto como o japonês,
símbolo da modernidade no mundo, se nega a reconhecer
a sua própria barbárie ?
Talvez, só prá dizerem que têm mais cara de pau do que político,
especialmente brasileiro.
Alguém ainda lembra do grande Bill Clinton assoletrando na televisão :
I NE-VER HAD SEX WITH THIS WO-MAN.
( Eu nunca tive sexo com esta mulher ), no caso Monica Lewinsky,
prá depois explicitar que não considerava sexo oral como sexo !!!!
Ah ! Que saudades da guilhotina !!!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

FAUSTO WOLF


FAUSTO WOLF foi um jornalista carioca que morreu 2 dias atrás, aos 68 anos.Foi um dos líderes do jornal O PASQUIM que encantou e iluminou a minha juventude, com suas irreverências, cultura e atitude política. Nunca tive muitas simpatias por seus artigos, que me pareciam maçantes e feitos prá preencher espaços vagos do jornal.

Está aqui por causa desta frase seminal( apesar de bastante confusa, como aliás era o estilo de Fausto ) que saiu em seu obituário na Folha on line.Concordo em gênero, número e caso .

"Enquanto não nos revoltarmos contra o conceito de democracia que considera sagrado o direito de uma minoria escravizar o resto, jamais chegaremos à condição de seres humanos [...] Enquanto não se der a revolução da humanidade contra a tirania, enquanto deixarmos que nos humilhem para que possamos continuar vivendo, teremos de suportar algumas imperfeições, certos espinhos colocados em nossos sapatos ainda na infância que não podemos ou não queremos tirar"

domingo, 7 de setembro de 2008

Fotos VI - SEPHORA


DOMINGO É DIA DE FOTO TIRADA POR MIM - VI
INDISPENSÁVEL CLICAR PARA AMPLIAR


Sephora Freire de Oliveira,2006

Sephora é minha sobrinha.
Cada dia torço para que ela possa se inteirar
do tipo de encanto especial que lhe é peculiar.
Um dia vai acontecer.

sábado, 6 de setembro de 2008

Dorothea Lange

Mãe Emigrante
clique na foto para ampliar

Dorothea Lange 1895-1965 foi uma grande fotógrafa americana. Sua fotos humanizaram as trágicas consequências da Grande Depressão Americana na década de 30. A foto mais conhecida dela é esta acima, chamada A MÃE EMIGRANTE.
O depoimento dela sobre a foto :


Vi e me aproximei desta mãe faminta e desesperada.
Não lembro como expliquei a ela sobre minha presença e sobre a câmera, mas lembro que ela não me perguntou nada.
Tirei 5 fotos, chegando cada vez mais perto, na mesma direção. Não perguntei seu nome, nem sua história.
Ela disse-me a idade, que tinha 32 anos.
Disse que estava sobrevivendo com a família de vegetais congelados que encontrava na beira da estrada e de passarinhos que as crianças matavam. Tinha acabado de vender os pneus do carro prá comprar comida.
Então ela sentou naquele lugar, com as crianças em volta dela, e ela parecia saber que, de alguma forma, as minhas fotografias poderiam ajudá-la e me ajudar.
Havia um tipo de igualdade ali, entre nós duas.

outra foto de Dorothea Lange.
Quem tiver a curiosidade de ver todas as 5 fotos da "Mãe Emigrante",
estão em site de arquivo da maior biblioteca do mundo,
a BIBLIOTECA DO CONGRESSO AMERICANDO.
Lá também, clica nas fotos para ampliar :
http://www.loc.gov/rr/print/list/128_migm.html

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Ângelo Monteiro


Ângelo Monteiro, poeta recifense.
lançou recentemente coletânea " Todas as coisas têm língua".

Foi meu vizinho de quarto na Casa do Estudante Universitário, em Recife. Não tivemos muita convivência, mas a poesia dele já era uma palavra preciosa.

" HINOS DA DESCOBERTA

A vida detém meu leme
A vida é flor que me treme
A vida é o carinho estreme
Que não se pede : se dá.
E a morte é doce ressábio
Que ao percorrer todo lábio
O beijo resgatará."

SEM

Não houve leme
Esmaece nas estrelas
A palavra que o dia não
salvou.

" A vida, de modo algum, será entendida racionalmente, e isso pela simples razão de que ela transcende todos os conceitos, porque anterior e posterior a todas as nossas reflexões. E a poesia não nos ajuda a entendê-la mas, ao contrário, nos abisma cada vez mais em sua profundidade enigmática."

Que belo texto !!! Que belos poemas ""


quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Radio Classique - Widgets

Screenshot
Mesmo entre pessoas que lidam com tecnologia, a regra é um imenso medo - às vezes justificado - de tudo que é novo. Ou têm o preconceito que eu tinha, por exemplo, contra o ORKUT, até mergulhar nele e chegar num ponto em que ele ficou pequeno demais prá o que eu queria dizer, e passar para um blog, ou deixam de aproveitar muitas coisas boas.
WIDGETS - são pequenos programas que você coloca na área de trabalho.
Evidentemente é preciso saber de onde se está tirando os mesmos, pois são programas executáveis, o que significa que, se mal intencionados, podem roubar suas senhas de banco,etc, o que é o pavor de todo internauta que se preze.
Este acima é de uma rádio francesa de música clássica.
Não exige rápidas conexões, não fica cortando a música
mesmo em horários mais lentos e tem uma boa seleção musical.
Pode ser instalado em computador com XP ou Vista.
Vem do site do Yahoo Widget, o que garante uma boa margem de segurança.
O link é este abaixo.
Às vezes exige algum cadastro no Yahoo.
Clique em "get it" e o programa baixa o instalador e o Widget.
Não precisa fazer mais nada. E ter boa música na tela de trabalho.
http://widgets.yahoo.com/search/?q=classique

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

TERCEIRA DIMENSÃO

Muito curioso este site com fotografias em Terceira Dimensão.
Clique em alguma foto( Lá no site. Não aqui. )e aparecerá outra janela.
Nesta nova janela a foto vai rodando e você também pode, com o mouse, puxar a foto para baixo e para cima.
Quando teremos as máquinas para este tipo de foto ?
Espero que em breve. Link para o site abaixo desta segunda foto.

http://www.inaball.com/

terça-feira, 2 de setembro de 2008

ÉSQUILO NA VEJA

Impossível não citar Ésquilo e a bela ilustração que estão no artigo da Veja desta semana sobre Vingança .


"Enquanto dormimos
a dor que não se dissipa
cai gota a gota sobre nosso coração,
até que, em meio ao nosso desespero
e contra nossa vontade,
apenas pela graça divina,
vem a sabedoria. "


Ésquilo,poeta grego, 5º século Antes de Cristo.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

PERNAMBUCO, MATANÇA S.A.

O GRITO,pintura de Edvard Munch.

No domingo de manhã, você começa a tomar café e abre os jornais do dia, esperando as mesmas mentiras de sempre : o"custo de vida caiu em Pernambuco" ( 0,0001%); "diminuiu o número de assassinatos na região metropolitana" ( 5 % em um ano, com cálculos tirados sabe Deus de onde ); "os lucros do que o Brasil exporta foram maiores do que se esperava",etc,etc.
O que você não espera é ver na capa,
e num caderno especial de 8 páginas,
uma reportagem devastadora chamada
" VIDAS INVISÍVEIS. A morte não causa mais espanto",
sobre os assassinatos de jovens nas comunidades pobres de Recife e de outras cidades de Pernambuco.
Grande matéria de Eduardo Machado e João Valadares, que têm a página "PE BODYCOUNT" (Link abaixo = a contagem dos corpos em Pernambuco, imitando uma página sobre os soldados americanos mortos no Iraque. No início a página era mais interessante, depois virou uma sucessão de notícias sobre integrantes da Polícia Civil e Militar, e ficou cansativa demais.Antes visitava todo dia. Agora só 1 vez por mês. )

O artigo arrasador, e já candidato a todos os prêmios de jornalismo da região,mostra a banalidade dos assassinatos, e dados estarrecedores.
Caruaru com 300 mil habitantes teve 170 crimes de morte em 2006.
O mesmo tanto que a Hungria, que tem 10 milhões de habitantes.

A CIDADE DO RECIFE TEVE 1100 ASSASSINATOS.
O MESMO QUE FRANÇA, BÉLGICA E SUÍÇA, JUNTAS !!!!
O meu café da manhã deste domingo ficou bem indigesto.
Mas a minha consciência agradece o belo artigo.
Parabéns jornalistas e Jornal do Commercio.
Artigo de leitura obrigatória para todos.
Infelizmente a página do JC ONLINE é só para assinantes,
- e não tem o artigo completo -
e não adiantaria colocar o link aqui.
Indispensável ler no papel.
http://www.pebodycount.com.br/home/index.php