sábado, 23 de junho de 2012

Cláudio Assis berra: cinema não é vender coca-cola.






"O cinema brasileiro é feito por babacas,
muito pior do que filhos da p…
Tem muita coisa boa sendo produzida no Ceará, em Pernambuco, mas sem acesso.
Não faço cinema pra comprar um apartamento na Avenida Vieira Souto, no Rio.
Cinema não é vender Coca-Cola."

Claudio Assis, cineasta

"O cinema do Claudio é uma bela raiva.
Estamos repetindo tudo que gritamos desde 'Amarelo Manga'.
Fazemos isso à exaustão há dez anos e ainda precisamos berrar.
Não entendo por qual razão das pessoas se chocarem com esses filmes.
Nossa poesia está cercada
e o livre amor também.
Vivemos um momento perigoso"

Matheus Nachtergaele, ator

EU : 2 tiros de canhão destes, em uma entrevista só,
já mostra que o cinema do pernambucano Cláudio Assis
está mais para A Batalha de Argel, do que para Branca
de Neve e os 7 anões.

A entrevista toda está no site do Globo, link abaixo:




quinta-feira, 21 de junho de 2012

lula x maluf




Depois que o Dr. Márcio Thomaz Bastos decidiu sujar a própria biografia, nada mais adequado que Lula repita a dose, sujando a sua própria.
Viva Erundina, que teve a dignidade de tirar o corpo de fora.

Se depois alguém colocar uma legenda nesta foto, dizendo que nunca antes neste país 2 homens públicos fizeram tanto para se merecer (entre eles) não foi por falta de aviso.

Que triste !
O eleitor de São Paulo, consciente, saberá dizer a sua opinião sobre cena tão desagradável.



quarta-feira, 20 de junho de 2012

Multabrás S/A




Este foi o título da coluna do jornalista Aldo Paes Barreto no Diário de Pernambuco da semana passada.

Segundo a nota, no mesmo dia que Recife se afogava em ruas alagadas por galerias entupidas de lixo, a prefeitura de Recife comemorava a chegada nas ruas de mais 200 Agentes de Trânsito.
O detalhe, ainda segundo ele, é que não portam apitos, nem quaisquer instrumentos para disciplinar o trânsito.
O que portam é um talão de multas e, segundo me contaram, uma meta estabelecida do número de multas a serem dadas por dia.

Eu:
Às vezes tento soltar os 2% budistas de minha alma, e usar a compaixão com o povo e a cultura brasileira, tão desorganizada, tão mal educada.
Mas é difícil !!!

Em qualquer país do mundo que uma instituição como o Detran instalasse a sua indústria de multas, como aconteceu aqui em Pesqueira e foi contada em um blog que fiz, uma primavera árabe estaria em curso para expulsar governantes que inventam uma máquina de extorsão contra o seu próprio povo.

No Brasil, onde pessoas se iludem achando que podem não fazer parte de uma trama social e tendo os melhores colégios, os melhores planos de saúde e as gaiolas mais douradas para viverem, estão seguras, não existe a consciência coletiva.

A maior tragédia brasileira é a Lei de Gerson, de levar vantagem em tudo.
Se ela não existisse na prática, na alma nacional, não existiriam, por exemplo, políticos procurando brechas em todos os lugares para roubarem o que é público.
Como as leis foram criadas pelos políticos para, de propósito, terem todo tipo de impunidade para os que roubam milhões dos cofres públicos, mas duríssimas com quem rouba uma banana na feira, o paraíso -dos mau caráter- está perfeito.

Acorda, Brasil !


terça-feira, 19 de junho de 2012

hai kai do recife





joão da costa

só teve

um eleitor


e agora

não tem

mais



segunda-feira, 18 de junho de 2012

Príncipe Nayef bin Abdul Aziz Al Saud, 78, um contraponto ao nosso mundo de exposição.

"O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Nayef bin Abdul Aziz

Al Saud, morreu neste sábado aos 78 anos de idade

devido ao estado de saúde abalado, anunciou o Gabinete Real.

Segundo a televisão estatal saudita, haverá "uma oração

por sua alma" na Grande Mesquita de Meca ."

Hassan Ammar - 1º.jul.2007/France Presse
O príncipe árabe Nayef bin Abdul Aziz al-Saud em julho de 2007
O príncipe árabe Nayef bin Abdul Aziz al-Saud em julho de 2007


EU : 1. O Príncipe Nayef era o primeiro na linha de sucessão

da Arábia Saudita, maior exportador e reservas

de petróleo do planeta. Sendo assim,

uma das pessoas mais poderosas da Terra.

2. Como Ministro do Interior por 37 anos, teve mão pesada

sobre grupos da Al-Qaeda que sempre sonharam

ter o país como irradiador do terrorismo mundial,

como se isto fosse possível.

3. Difícil sentir simpatias exarcebadas por um país

(Arábia Saudita) que tem o nome de uma família

( Os Sauds ) e aspectos muito distantes do ocidente.

Mulher não poder dirigir carro é só um detalhe.

Construir milhares de mesquitas mundo à fora,

enquanto mantém uma lei no país que proíbe

com pesadas penas qualquer pessoa que

pratique publicamente qualquer religião

que não seja o Islã,

também é outro detalhe incômodo.

4. No pós 11 de setembro, o príncipe aventou a hipótese

de que Israel estaria por trás dos ataques,

pois teriam sido os maiores beneficiários deles !!!

5. A Arábia Saudita passou 5 meses para emitir um

comunicado oficial, reconhecendo o que o mundo

já sabia desde aquela tenebrosa manhã de outono:

15 dos 19 sequestradores dos aviões

tinham nacionalidade saudita.

6.Sua ex-esposa Maha esteve no meio de

2 polêmicas na França.

1. Em junho de 2009 alegou imunidade diplomática

para não pagar compras de mais de 20 milhões

de dólares, incluindo mais de 100 mil de lingeries.

2.Em 2012 teve que sair do luxuoso hotel Shangri-lá,

em Paris, com uma dívida de mais de 7 milhões

de dólares, depois de passar meses com sua

"equipe"de 60 pessoas, ocupando 41 apartamentos.

Como sem-teto parisiense do mais alto nível,

foi abrigada no ainda mais nababesco

Royal Monceau, em plena Champs-Elysées,

mas de propriedade do Emir do Qatar,

amigo da família.

7. A razão desta postagem é o belo contraponto

que a cultura árabe tradicional ofereceu ao

nosso mundo de exposição.

Enquanto as pessoas postam fotos do que

estão comendo a cada dia no Facebook,

quando não aparecem em sites eróticos com

sua maior intimidade,

o governo saudita disse somente:

há meses tirara "férias para resolver problemas pessoais",

morreu em algum país estrangeiro,

será rezada uma oração por sua alma

na Grande Mesquita de Meca. Isto foi tudo.

8. Não tenho como não admirar

e não aprovar esta atitude pudica e inexistente

no resto do mundo, de não transformar cada morte

ou tragédia num reality show.

Neste quesito, e só neste quesito,

o mundo deveria aprender com os Sauds.


domingo, 17 de junho de 2012

Love Story, Fernando da Mota Lima






Mamãe ficou nos retratos.
Ali suspensa e ausente
seu corpo alto, nervoso.
Um sonho de paz diviso
nas desbotadas imagens
onde inteira repousou.

Mamãe errou de amores
errou de filhos, marido
da vida que a consumiu.
Embora tanto fugisse
de si, do que a retinha
na só fechada medida
do código, dor de ser mãe
de crias que não criara
mamãe em nada se achou
em metro nenhum mediu
a evanescente medida
do sonho em que nos medimos.

E entanto ia, teimava
em ir além do seu erro
que apenas se repetia.
E no meu pai desprezava
um fraco modo de amor
que o seu vigor repelia.

Que estranha lei ou acaso
na mesma casa casou
duas carnes assim hostis?
Um dia eis fatigada
do erro sem solução
na solidão repetido
transpôs mamãe a fronteira
última das convenções.

Meu pai, cabeça curvada
bebia, se dissolvia
num só silêncio, no nada.
Um só pesado fantasma
curvado pisava insone
as pedras do corredor.
Minha infância ficou muito triste.

Fernando da Mota Lima.
São Paulo, 25 julho 1980.
Reescrito em 15 outubro 1995.

EU : 1. Fernando é um amigo de muitas décadas,
dos anos 70 na UFPE.

O link para o seu blog,
com todas as informações sobre ele,
e centenas de resenhas literárias e sociológicas,
abaixo:


2. Porque este poema poderoso e belo é mais que um poema, pois apresenta uma dolorosa e verdadeira história pessoal, tomei todos os cuidados de autorização e formatação com o autor.

3. O verdadeiro artista compartilha suas histórias. Nós, os leitores, aprendemos muito da vida com estes gestos. Obrigado, Fernando !



sábado, 16 de junho de 2012

Betânia e Moreau





sexta-feira, 15 de junho de 2012

Maggio Fiorentino, Teatros de Ópera do Mundo I




Nenhum ser humano com mais de 10 neuronios funcionando precisa de novas razões para visitar Florença, Itália.
Mais da metade da arte da Renascença está lá.
Literalmente, você tropeça no meio da rua com obras de Micheangelo Buonarroti, Brunelleschi, (Perseu de) Cellini, Botticelli e tantos outros.

O incentivo maior seria ao contrário, a redução.
Tirar a metade dos milhões de turistas da cidade, metade dos ambulantes africanos, metade do preço das diárias de pensões de quinta categoria, metade dos ladrões da estação Termini, etc, aumentaria a satisfação de estar na conservada arquitetura.

Mas agora tem o grandioso novo edifício do Maggio Fiorentino (acima).
Um grupo musical que sempre primou pela qualidade e conservadorismo nas suas montagens operísticas.
Usava outros teatros da cidade, incluindo o histórico Teatro Communale, com quase 150 anos, lugar onde reinou gente como Maria Callas, na década de 50, mas com uma acústica deficiente.

Os desafios são colossais em uma Itália que vai seguir os passos da Espanha nos próximos meses, no quesito crise econômica.

Entre outras pérolas do seu novo repertório, produziu e encenou junto com Valencia, Espanha, o aclamado Anel dos Nibelungos de Wagner, com regência de Zubin Mehta e chocante participação integral do grupo de dança La Fura dels Baus, que já existe em Blu-ray.

Em resumo:
Florença tudo a ver !
Ainda mais agora.





quinta-feira, 14 de junho de 2012

Deu no jornal...de ontem.



1. "Lula tem tal ódio de Marconi Perillo ( governador de Goiás, PSDB, que declarou que tinha avisado Lula sobre o mensalão meses antes, e o então presidente disse que não sabia de nada) que fez dele o único político do mundo a ter que explicar a venda de um bem, e não a compra, como é o habitual."
Romeu Tuma Jr.

2. "Quem tem menos de 20 anos não tem a menor idéia do que é uma Festa de São João. Todas as grandes festas brasileiras perderam sua origem. Viraram micaretas e carnavais fora de época."
José Telles, no JC, comentando o carnaval fora de época ou melhor, São João de Caruaru, que abriu a primeira noite com bacamarteiros ? Não. Chiclete com Banana que não tem nada de junino. Estou citando de memória. As palavras podem não ter sido as mesmas de José Telles,mas o pensamento era.

3. Sempre se soube que brasileiros não são bons poupadores.
Claro que os pobres não deveriam poupar à custa de privações, como muitos fazem .
O que eu não sabia, e a CNI, Confederação Nacional de Indústria disse ontem, é que 37% dos jovens entre 16 a 24 anos poupam.
Mas só 26% dos maiores de 50 anos o fazem.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Receita para matar a saúde de um povo, Ricardo Paiva





Não permita o aumento do financiamento da saúde.


Repasse para empresas privadas a administração

de hospitais públicos e de preferência,

construa novos para eles.


Permita que os hospitais privados possam

fechar a porta das emergências sempre que cheias.


Salpique de profissionais de faculdades

estrangeiras sem a devida revalidação legal.


... Corte o salário dos médicos pela metade.


Mande o ministro dizer tudo ao contrário

do que está sendo feito nessa receita.


Aperte a "MASSA" até ficar

muito fina seus anseios.


Enrole a massa depois de colocar

todos os ingredientes e torre ao forno por tempo

indeterminado até virar um fóssil.


Sirva a contra-gosto a todos.


Essa receita do Governo Federal pode ser mudada.

É preciso cortar o gás e apagar o forno.

Uma nova receita precisa ser feito

ao contrário da que está posta.


Vamos dar vida à saúde!!!

*Ricardo Paiva é cardiologista e conselheiro-tesoureiro.

Da Assessoria de Comunicação do Cremepe.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Dia dos Namorados e Custo Brasil




Que muitos setores da sociedade brasileira deliraram na questão preços é óbvio para qualquer um.

Já coloquei aqui o meu espanto com anúncios de bolsas de ombro da Victor Hugo por 7.500 reais.
Não existe nela nada que justifique nem 1.000 reais.
É só o status e o nome.

Os restaurantes, especialmente os de luxo, desandaram há muito tempo, com a recente safra de novos ricos tentando ser gourmets e conhecedores de vinhos.

Para o Dia dos Namorados que acontece hoje, temos exemplos.

Em Recife, o restaurante Mingus, em Boa Viagem, está oferecendo jantar para casal por 450 reais.

Em São Paulo, o Le Brasserie Erick Jacquin está oferecendo uma mesa para 1 casal na sua cozinha pela pechincha de 2 mil reais !!!

Delirei eu ?
Deliraram os restaurantes ?
Deliramos todos ?
Difícil dizer.

EU : No mundo inteiro, o Dia dos Namorados é 14 de fevereiro.
Dia de São Valentino, protetor dos casais, com explicações em diversas lendas.

No Brasil, o país dos espertos (mas não dos experts), um publicitário achou que as semanas entre o dia das mães e o dia dos pais, estava muito sem apelo comercial.
Então entronizou o dia 12 de junho, que, por acaso, era a véspera do Dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro.


segunda-feira, 11 de junho de 2012

dicionária, Renata Pimentel, de Recife.






sorte mesmo é susto
quando alvissareiro

e não construção esmerada
de formiga obreira

sorte é banho de mar
sem ouriço

sorte é sonho
que faz do susto um alívio.


Eu:
ilustração palavra chinesa "sorte".


domingo, 10 de junho de 2012

A Serpente e o Vagalume





Conta a lenda

que uma vez uma serpente

começou a perseguir um vagalume,

que fugia rápido,

com medo da feroz predadora;

a serpente nem pensava em desistir.

Fugiu um dia e ela não desistia,

dois dias e nada…

No terceiro dia,

já sem forças,

o vagalume parou

e disse à cobra:


Posso lhe fazer três perguntas?

- Não costumo abrir esse precedente para ninguém,

mas já que vou te devorar mesmo,

pode perguntar…

- Pertenço à sua cadeia alimentar ?

Não.

- Eu te fiz algum mal?

Não.

- Então, por que você quer acabar comigo?

Porque não suporto ver você brilhar…

sábado, 9 de junho de 2012

Elis Regina, O que tinha de ser





César Mariano ao piano.
Música de Vinicius de Moraes e Tom Jobim.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Zygmunt Bauman




O canal Globo News reprisou o Milênio com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês que mora há muito tempo na Inglaterra.
Um show de inteligência.

Alguns tópicos interessantes, nas minhas palavras, mas baseado nas idéias que ele expressou no programa :

- As rebeliões dos jovens em bairros pobres de Londres e Paris não tiveram finalidade de se opor à sociedade de crédito e consumo que nós vivemos. Não protestaram contra o status quo. Protestaram com a realidade de que na sua pobreza eles não podem participar da orgia consumística dos tempos modernos.

- Há 30 anos atrás a maioria das pessoas não tinha cartões de crédito, tinham cartões de poupança. As pessoas sacrificavam um pouco o presente, poupando suas sobras, para no futuro realizar os seus sonhos de consumo.
Hoje isto não existe mais.
O mundo vive no "aproveite agora e pague depois."

Hoje se tem um crédito sem fim e sem medidas que lhe é disponibilizado e vai passar o seu futuro pagando dívidas.
Isto é válido tanto para pessoas como para países. "


Ele tem vários livros editados no Brasil.
Abaixo o link do Instituto Bauman que coordena sua vida intelectual :


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Os 4 cavalos, discurso de Buda





"O cavalo primoroso se move antes que o chicote lhe toque.

O cavalo bom se move ao menor contato.

O cavalo regular não se move,
até que sinta dor.

O cavalo ruim não se move
até que o chicote tenha
penetrado em sua medula".

E U : copiado do seriado Body of Proof.
A protagonista diz que os cavalos são as maneiras que temos de aprender com a vida. Algumas pessoas só aprendem quando levam colossais chibatadas .

quarta-feira, 6 de junho de 2012

MASSACRE DA PRAÇA DA PAZ CELESTIAL - TIANANMEN - 23 ANOS HOJE






23 anos hoje que o governo chinês (os mesmos atualmente) respondeu aos anseios de democracia da sua juventude com um massacre.

Dependendo das fontes de 241 a 10.000 mortos.
Muitos ainda estão presos até hoje.

Não esqueceremos jamais !

Imagino o que estava se passando na cabeça deste jovem que enfrentou uma fila de tanques.
E também o que se passou na cabeça do militar que estava dirigindo o primeiro tanque e tinha sido instruído para esmagar quem lhe pasasse à frente, mas sua humanidade não conseguiu fazer isto.


A história toda está com um bom resumo em todas as wikipedias, incluindo a de língua portuguesa que tem o equivalente a 34 páginas.


terça-feira, 5 de junho de 2012

Putin na China




Putin na China hoje…
e meu comentário no artigo da Folha de São Paulo:

"Muito boa e oportuna a visita do Presidente Putin. Talvez dê para amanhã eles darem uma passada na Praça Tiananmen para a comemoração dos 23 anos que a China massacrou até 10.000 estudantes (segundo algumas fontes) que pediam liberdade.

Na visão dos 2 presidentes, pão e circo é um exagero.
No máximo pão, se sobrar do que os companheiros russos tomaram na privataria e lucraram para adquirir os imóveis de milhões de dólares em Nova Iorque e Londres !
Quanto mais liberdade !"




segunda-feira, 4 de junho de 2012

Obama e suas faces.




Barack Obama e suas diversas faces :

Em cima,à esquerda , e depois na direção do relógio:
- Como seus correligionários o vêem;
- Como seus adversários o vêem;
- Como a elite de 1% o vê;
- Como ele realmente é ;
- Como ele vê a si próprio ;
- Como o 1% da elite diz ao canal Fox News para retratá-lo.

Eu : O Presidente Barack Obama deixou muito a desejar em diversos quesitos, entre eles o fechamento do Campo de Concentração de Guantánamo, a continuação das guerras, o assassinato de adversários por aviões não tripulados, etc,etc.
Também na economia interna americana, que continuou sendo dominada pelos lucros dos grandes conglomerados financeiros, que jogaram o mundo na crise com seus créditos inadimplentes.

De qualquer maneira, e mesmo que os erros dele tivessem sido maiores, os seus adversários são tão trogloditas que não haveria como não apoiá-lo.
Barack deve ser reeleito no fim deste ano.


domingo, 3 de junho de 2012

Na estrada… sem saber dirigir.




Na Estrada ( On the road, Jack Kerouac ) está novamente nas páginas culturais dos jornais.
Pelo filme de Walter Sales que está sendo lançado no mundo inteiro, com sua produção hollywoodiana.

No Brasil, mais uma biografia do autor:
Jack Kerouac, King of the Beats,
de Barry Miles.

On the road é interessante mas está longe de ser inesquecível ou um clássico que não seja de sua própria época.

A nova biografia mostra também um lado escuro de Kerouac:

1. pai relapso. Sua filha aos 13 anos já era prostituta e viciada em drogas. ( Christiane F. ? ).

2. era marqueteiro de primeira e, ao contrário do desapego propagado por sua geração não dava murro em ponta de faca.

3. apesar do livro ser sobre uma longa viagem através do país, ele não sabia dirigir.

Se lerei esta nova biografia ?
Não tenho mais tempo para isto.

P.S.: Esta nota foi baseada numa pequena resenha da revista VIP, que não dizia o nome do resenhador.


sábado, 2 de junho de 2012

Jarbas Vasconcelos




"Não há nenhuma lembrança boa ou ruim.

Acho que a vida vai deixando a gente

meio embrutecido"


Jarbas Vasconcelos,
senador PMDB-PE,
um dos maiores políticos
da História de Pernambuco
em estatura moral e coerência.

Dito ontem quando voltou ao Palácio do Governo,
agora como visitante
e não mais como governador,
5 anos depois deixá-lo.

EU : É uma constatação inevitável, de como os entraves da vida vão tirando a nossa sensibilidade.

Talvez não devesse ser assim, mas um meio termo entre a amargura com as decepções e os planos não realizados, mas também não o oba-oba da auto-ajuda e da entrega religiosa da boca prá fora, que também não levam a lugar nenhum.



sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vida Simples, Thomas Merton





"Caminhar pela rua,
varrer o chão,
lavar a louça,
escolher feijão,
ler um livro,
passear pelo bosque
- tudo pode ser enriquecido
pela contemplação
e pela obscura percepção
da presença de Deus."


The Inner Experience, de Thomas Merton
Editado por William H. Shannon
(HarperSanFrancisco, San Francisco) 2003, p. 66.
No Brasil: A experiência interior, (Martins Fontes Editora, São Paulo), 2007, p. 94.

Cópia de um email da
Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton
do Rio de Janeiro.