sábado, 28 de março de 2009


secretaria de saúde habilita funcionários para fazerem teste rápido de hiv para todos. ( Usa 1 gota de sangue e o resultado sai em 15 minutos ).

Esta é uma notícia do Jornal do Commercio, que só não é melhor porque está atrasada alguns anos e não cumpre um outro passo essencial : a venda do kit nas farmácias prá quem quiser comprar e se testar.

Os dados são inegáveis :

1 - Pessoa com HIV tem sobrevida de mais de 25 anos se o tratamento é iniciado antes que a AIDS apareça.

2 - Para cada paciente diagnosticado existem 3 a 5 com o vírus, sem saberem. Estes são os que estão disseminando o vírus. Os diagnosticados, se tomarem os medicamentos certos, não propagam mais o vírus.

3 - Um teste rápido é a melhor forma para triagem. Deveria ser vendido em farmácias. Os pensamentos contrários a isto são ridículos. A idéia de que alguém vai se matar se fizer o teste em casa e saiba que é positivo, deve ter sido também usada quando se lançou o teste de gravidez nas farmácias. Uma moça saberia que estava grávida em casa e se mataria. Nunca soube desta ocorrência.

Em Pernambuco, desde 1983 foram registrados mais de 12.500 casos da doença.

“Quanto mais rápido o paciente sabe que é portador de Aids ou HIV, maior e melhor pode ser atendimento voltado para ele", falou e disse François Figueroa coordenador do projeto.