quarta-feira, 27 de maio de 2009

Padre Henrique


40 anos hoje que esta fotografia assombra a alma do povo de Pernambuco. Pe.Henrique,28 anos, colaborador de Dom Hélder Câmara na pastoral de jovens e drogados, é encontrado amarrado e assassinado na Cidade Universitária.
"Problemas de força maior" fizeram o crime nunca ser esclarecido e os culpados nunca punidos. Tentaram até culpar a vítima, como é de costume, atribuindo a crime passional ou de drogas. A história repeliu de imediato tais baboseiras.
 O crime foi político, como todo mundo sabe. Uma forma de intimidar e ferir -no coração- o arcebispo, que viajava pelo mundo falando mal da ditadura militar aqui reinante.

O JORNAL DO COMMERCIO deste domingo, em matéria de SÉRGIO MONTENEGRO FILHO, numa aula de excelente jornalismo (assunto, edição,etc) traz uma série de 4 artigos, incluindo uma entrevista com ISAÍRAS PEREIRA PADOVAN, a irmã mais nova do Padre Henrique.
Como é um assunto público e de civilidade, que deveria ser divulgado em colégios,etc. copiei os 4 artigos do JC numa pasta do meu google docs, com o link abaixo.
Reconheço o direito dos jornais terem sua renda, mas uma parcela dos meus leitores mora em lugares onde não chega o JC (França,Estados Unidos, interior da Bahia,etc) e por isto me sinto no dever de copiar a matéria que está só para assinantes (sou assinante a mais de 20 anos).
Com um pouco de exagero, é como se um jornal divulgasse em sua página restrita a assinantes que um TSUNAMI inundará Recife em 3 horas. Mais do que direito,É  DEVER de cada um que lesse, divulgar. É utilidade pública !!!
Para PE. HENRIQUE, que com certeza está no céu trocando figurinhas com o velho Dom Hélder, uma só frase. A justiça pode ter esquecido (ou está deixando todos os envolvidos morrerem, para elucidar o caso, como insinua Isaíras) mas...
NÓS NÃO ESQUECEREMOS.

(para ver a matéria sobre Dom Hélder e Pe.Henrique que apareceu neste blog o ano passado).