segunda-feira, 13 de julho de 2009

CELULAR


Muitos anos atrás. Tive que arregalar bem os olhos. Estava saindo da sala de pegar bagagens no Aeroporto de Cumbica, depois de uma viagem de 10 horas a partir de Los Angeles. O gari que estava varrendo o chão do aeroporto estava numa animada conversa... pelo celular. Sim ! Foi ali que me dei contas que o celular tinha chegado ao Brasil.

Desde então não canso de me fazer perguntas recorrentes e sem respostas:
1 - O que as pessoas falam tanto ao celular? Consigo passar 1 semana sem telefonar prá ninguém e não me cai nenhum pedaço do corpo.
2 - Por que celular é tão caro no Brasil? Por que a ligação de um celular para um fixo de uma rua para outra custa 2 reais por minuto?
3 - Será que as pessoas perderam a noção das prioridades da vida? Ou já teriam perdido isto a muito tempo?
4 - Estará a classe média e pobre com as mesmas interrrogações que eram exclusivas da classe rica? Como distinguir o que posso ter? do que devo ter? Se posso ter 4 celulares, preciso me perguntar se preciso deles? Ou é melhor não se fazer este tipo de questão?

O Diário de Pernambuco de ontem não explicou as minhas dúvidas.

A reportagem mostra pessoas que têm 4 linhas de celular e gastam 30% da renda familiar com telefones !!! Já é um quesito maior do que o pagamento da habitação ou alimentação!!!
Tem pacientes minhas que chegam 2 horas da madrugada para fazer ficha e pegar 30 comprimidos de um remédio de pressão que custa MEIO REAL na Farmácia!!! E a primeira coisa que fazem é colocar o celular em cima da mesa.
Por que gastar 2 reais por minuto e economizar MEIO REAL perdendo uma noite de sono? Não sei.

Finalizando com o que será tema de uma próxima matéria aqui no blog: as comunicações estão aproximando ou distanciando as pessoas? Por que, depois de passar alguns minutos no MSN eu não tenho nenhuma vontade de falar pessoalmente com alguma pessoa? VEJA já deu a deixa na reportagem de capa da semana passada: SÓZINHO.COM.
Será um bom assunto.