segunda-feira, 7 de maio de 2012

SPAM : nunca mais, para sempre.




Spam são aquelas centenas de mensagens indesejadas que aparecem na nossa caixa de correio todos os dias.

Quando você acabou de chegar na internet -o que aconteceu comigo dezenas de anos atrás- é até curioso saber "como comprar na China", etc,etc.
Poucos dias depois você já não aguenta mais de tanta besteira repetida.

As mentes geniais procuraram todo tipo de solução para o problema, e não conseguiram.
Uma época, penso que na UOL, todo email que você mandava para outra pessoa, eles devolviam para você confirmar que não era spam, antes de entregar a outra pessoa.
Isto até poderia ser útil em emails pessoais, mas como obrigar a Amazon.com ou Submarino a confirmar as milhões de mensagens que eles mandam todos os dias ?
Não dá certo.

Nos spams estão também os maiores riscos de vírus.
Esta semana já começaram a aparecer os email da Receita Federal, pedindo que você clique em um link para ver suas pendências. Alguns desavisados vão clicar e ganhar um vírus de presente.
Deveriam ter ido ao site da Receita Federal onde tem: A RF não manda email para ninguém. E ponto final.

Este site está sempre à procura de soluções simples para grandes problemas.
Encontrei a solução para os spams.
Se todos fizessem o mesmo, eles acabariam em 1 mês, por inutilidade.

Coloquei uma ordem no meu correio eletrônico para que ele só baixe as mensagens depois de colocar minha senha.
Antes de colocar a senha vou ao site do meu provedor e vejo que mensagens me interessa ler.
Gasto alguns segundos, mas menos do que gastaria para ler e deletá-las já na caixa do email.

Hoje, por exemplo, tinha 314 mensagens no provedor.
Vi, pelo nome, que só 5 delas me interessavam e deletei todas as outras.
Quem mandou spam perdeu seu tempo, pois sequer cheguei a ler.
Só li o título.
Se todos fizessem o mesmo, Spam acabava em poucos dias.