quarta-feira, 20 de junho de 2012

Multabrás S/A




Este foi o título da coluna do jornalista Aldo Paes Barreto no Diário de Pernambuco da semana passada.

Segundo a nota, no mesmo dia que Recife se afogava em ruas alagadas por galerias entupidas de lixo, a prefeitura de Recife comemorava a chegada nas ruas de mais 200 Agentes de Trânsito.
O detalhe, ainda segundo ele, é que não portam apitos, nem quaisquer instrumentos para disciplinar o trânsito.
O que portam é um talão de multas e, segundo me contaram, uma meta estabelecida do número de multas a serem dadas por dia.

Eu:
Às vezes tento soltar os 2% budistas de minha alma, e usar a compaixão com o povo e a cultura brasileira, tão desorganizada, tão mal educada.
Mas é difícil !!!

Em qualquer país do mundo que uma instituição como o Detran instalasse a sua indústria de multas, como aconteceu aqui em Pesqueira e foi contada em um blog que fiz, uma primavera árabe estaria em curso para expulsar governantes que inventam uma máquina de extorsão contra o seu próprio povo.

No Brasil, onde pessoas se iludem achando que podem não fazer parte de uma trama social e tendo os melhores colégios, os melhores planos de saúde e as gaiolas mais douradas para viverem, estão seguras, não existe a consciência coletiva.

A maior tragédia brasileira é a Lei de Gerson, de levar vantagem em tudo.
Se ela não existisse na prática, na alma nacional, não existiriam, por exemplo, políticos procurando brechas em todos os lugares para roubarem o que é público.
Como as leis foram criadas pelos políticos para, de propósito, terem todo tipo de impunidade para os que roubam milhões dos cofres públicos, mas duríssimas com quem rouba uma banana na feira, o paraíso -dos mau caráter- está perfeito.

Acorda, Brasil !