sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ministro Joaquim Barbosa, a benção.





O Brasil passou uma semana de peito quase lavado, de orgulho.

O Supremo Tribunal Federal mostrou aos políticos que delinquir em "nome de uma boa causa" não é aceitável. Sem nem considerar, que a maior parte dos recursos surrupiados "por uma boa causa" acaba sendo usado para deleite próprio, pelos que tramaram os golpes.

O Ministro Joaquim Barbosa foi o ícone, como relator do processo do Mensalão e agora como Presidente do STF.
Mas é todo o tribunal que nos deixa orgulhoso.
Até esquecemos que o Ministro Joaquim votou contra a extradição do companheiro Cesare Battisti, pois o governo brasileiro confundiu a Itália com a República do Congo,  e quís poupar o malandrão italiano de pagar pelos 4 assassinatos que cometeu na península. Também evidentemente em nome "de uma causa maior"e de um paraíso socialista que dificilmente será construído por pessoas da sua laia. (de Battisti, claro ! ).

Já tivemos outras euforias cívicas, com mais ou menos resultados.
O impeachment do Caçador de Marajás foi um deles.
Os cara pintadas saíram às ruas.
Depois ficou a impressão de que os políticos cassaram o mandato de Collor não porque achassem que ele estivesse fazendo alguma coisa de errado, mas porque ele queria fazer todas as coisas erradas…sózinho.  E não deixava espaço para os outros políticos fizessem os seus errinhos. Se é que vocês me entendem !

De qualquer maneira, como diz o cantor catalão Lluis Llach, é "melhor um povo que se move, ainda que às vezes precipitado… do que um rebanho de cordeiros submetidos aos cálculos dos ordenadores de interesses."

Apesar da arquitetura sofisticada (é chavão dizer que todo ladrão pensa que nunca será pego) o mensalão deveria ter sido julgado por um delegado de polícia e um juiz de primeira vara. Acho indignante ocupar o maior tribunal do país durante meses numa roubalheira tosca destas.
Deveria haver uma lei contra isto.
Delinquentes com crimes óbvios como este, se apelassem para o Supremo e perdessem, deixariam de receber qualquer benefício da lei e teriam aumento de um terço da pena, em regime fechado.
Deixaria o nosso STF se ocupar das verdadeiras questões que interessam ao país.
Qualquer arranca cabelos de vizinhas não pode ir até o STF. Segundo a Wikipedia, o Ministro Joaquim tem em sua mesa exatos 13.193 processos. E isto no Brasil se chama de "direito completo de defesa".

Esta valeu pela sentença pedagógica, mas o STF não pode ocupar seu tempo com questões deste tamanho.
O Mensalão não passou de uma picuínha que será dignamente punida.