sábado, 5 de setembro de 2020

Ricardo Fiúza dá aula de política, por Luís Costa Pinto

 


A história abaixo está no livro

"Trapaça : Collor "

do repórter pernambucano

Luís Costa Pinto.

Ricardo Fiúza foi deputado federal por

Pernambuco por décadas.

Era conhecido por suas posições

"reacionárias".

.

O repórter encontra o deputado em uma festa

na casa dele :

"Fiúza, sabe o que quero entender ?

Como você é tão duro na luta política 

com esta turma de oposição 

e eles, na vida privada, 

se mantêm tão tranquilos com você,

te respeitam tanto .

FIÚZA : 

Vou explicar,  meu filho :

você vem à minha casa e não gosta de mim.

Quer me matar. 

Tira uma faca, senta-se à minha mesa,

olha nos meus olhos e diz :

Vou te matar porque não gosto de seu bigode, 

de sua  voz,

de seu jeito, de suas idéias. 

Trouxe uma faca e vou enfiar no seu peito, 

atingir o coração.

Tenho as opções de me defender, 

tirar esta idéia da sua cabeça,

expulsá-lo daqui, 

de te matar ou morrer resignado.

Mas você foi leal comigo. 

Você matará e será respeitado por alguém,

pelos seus seus, porque fez isso.

.

Olhei-o espantado. Prosseguiu :

Mas se espera que eu me levante, 

que eu me vire,

para só então cravar a faca nas minhas costas,

você terá sido covarde e desleal.

Perderá a confiança de todo mundo em Brasília,

até mesmo dos seus melhores amigos,

daqueles que desejam a minha morte porque sou

um reacionário desgraçado 

e vocês são todos comunistas.

Esta cidade não tolera a deslealdade.

A POLÍTICA NÃO TOLERA A DESLEALDADE."