quarta-feira, 15 de junho de 2022

Quem se lembrará ? Leandro Karnal, Estadão

 

  PARTE FINAL DO ARTIGO :


"Por que esperar pela festa de 75 anos

 para ser mais livre? 

Tente agora! 

Diga não ao que você realmente tem ojeriza. 

Passe as festas com quem desejar, ou sozinho. 

Evite a grosseria sempre; 

todavia, evite a vida como teatro social. 

"Todos serão esquecidos. 

Sua nota dez ou sete, na etiqueta do mundo, 

será varrida de toda lembrança. 

A vida é agora! 

Não estamos em um ensaio. 

Nunca cultive arrependimentos. 

Viva! Estimule relações genuínas. 

Leia o que deseje. 

Evite ler se lhe aborrece. 

Não prejudique ninguém, 

mas jamais viva pela cabeça de terceiros 

que também virarão pó absoluto. 

O JULGAMENTO MORAL DE TERCEIROS

FALA DA DOR DE QUEM EMITE O JUÍZO. 

Críticas, quase sempre, 

são construídas com pedras da inveja 

e argamassa da dor. 

Ouça e faça do seu jeito. 

Não deixe para se arrepender no leito final. 

Viva o momento! 

O futuro apagamento de tudo nos dá 

um poder imenso de tentar a felicidade. 

Você morrerá. Eu morrerei. 

O importante está antes disso. 

Depois? Quero que me esqueçam em definitivo. 

E os poucos que se derem ao trabalho de ir ao velório 

percebam em mim o sorriso de uma vida 

que eu considerei significativa. 

Nunca temi a morte. 

Tenho pavor da vida vazia. 

Minha esperança é no presente 

e não no próximo século.

 Lá, eu não existirei mais. "