segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Paulo Saldiva, um belo texto

 



Um belo texto do médico patologista
em São Paulo, Paulo Saldiva :
.
“ Ao longo da vida nunca me ocupei
em pensar sobre a existência de Deus.
Foi na sala de autópsias que vi,
pela primeira vez,
o corpo de Cristo, materializado nas pessoas
que morrem em São Paulo.
Vi chagas, martírios, abandono,
como na vida do Cristo.
.
Hoje rezo todas as noites,
no altar que vejo de minha janela.
Cada luz que vem das moradias
é para mim uma vela.
É um cenário onde cada pessoa
encontra na vida diária o próprio calvário.
.
Para mim, Deus mora no cotidiano,
dentro de cada ser humano que vive ao nosso lado,
para além dos limites do sacrário.
Pede, a todo o momento,
compaixão com o sofrimento
que mora ao nosso lado.
Chama-nos para a solidariedade,
humilde e singela,
para com os que cruzam conosco nas ruas,
para os que vemos em cada janela.
Peço perdão para todas
e todos que não creem em Deus.
Não pretendo fazer proselitismo religioso.
Apenas senti vontade de escrever sobre isso,
após rezar na minha varanda.
Uma ótima semana a vocês."