domingo, 15 de janeiro de 2012

Edifício Yacoubian, filme, Egito, 2006.




A Mostra Internacional de Cinema da TV Cultura, que para mim foi o melhor lugar de bom cinema em 2011, reprisou uma obra-prima contemporânea: O Edifício Yacoubian, do diretor Marwan Hamed.

Baseado no livro do escritor egípcio Alaa-Al-Aswany, publicado em 2002, e um dos livros mais vendidos nos países árabes na década passada.

Painel do Cairo moderno, através dos moradores de um real edifício do centro da cidade, que já foi morada de abastados, mas agora é uma favela urbana, onde ainda restam apartamentos de ricos decadentes.

Mais de 2 horas e meia de um vasto painel humano, com temas pouco tratados nos países árabes pudicos e dominados por cruéis ditaduras.
Corrupção política, assédio sexual no trabalho, dissidência política tratada com tortura e o homossexualismo de um famoso jornalista, que se apaixona pelo soldado vindo da zona rural que patrulha as ruas.

Uma pianista com versão sublime de La Vie en Rose

Já tinha assistido outras vezes e é imperdível.
Agora é ler o livro, publicado no Brasil pela Companhia das Letras.

P.S.: 1. Alguém resenhou da internet, com razão, que ainda não existe no romance, nem no filme, a nova esperança árabe, os jovens modernos que ajudaram a derrubar os ditadores.

2. Deprimente saber esta semana que a TV Cultura perdeu audiência e agora pode chegar ao nível de "traços", o que significa menos de 1% de público.
Prá mim é o melhor canal de TV brasileiro.

O jornalista e o soldado (Bassem Samra)
em interpretações inesquecíveis.