sexta-feira, 10 de julho de 2015

A Crise Grega e uma opinião sucinta e precisa de Everardo Maciel





Duas análises sucintas e primorosas de Everardo Maciel, 
na página do Facebook de Antonio R. Maciel Freire​ , que, de tão boas não resisti a colar aqui na minha linha do tempo. ( Tentei partilhar a postagem de Antonio, mas ela não incluía os comentários de Everardo.) 

Espero não estar fazendo alguma coisa errada. 

Também colei para os 3 leitores do meu blog. 
Se Everardo ou Antonio não estiverem de acordo, 
é só avisar que apago.

EVERARDO MACIEL : O problema da Grécia resulta da irresponsabilidade dos seus governantes de ontem e de hoje, da falta de controles sobre as instituições financeiras e da ignorância autoindulgente do seu povo. Os empréstimos (também irresponsáveis) não tomaram em conta a manipulação das estatísticas oficiais da Grécia, a sonegação e isenções fiscal em larga escala, a liberalidade dos programas de aposentadoria. Tenho muita pena dos gregos, mas ao que parece eles não renunciaram à tragédia.

A chave da saída está nas mãos do próprio povo grego. Ninguém postula o Grexit. A Grécia tem que mostrar que é séria e abandonar a fama de povo trapaceiro.Já no pós-guerra, a Grécia fez um enorme esforço para modernizar-se. Depois, sobreveio a ditadura dos coronéis, logo após a destituição da monarquia, e uma sequência de governos corruptos e populistas. Como justificar a isenção parcial do IVA nas ilhas? Para beneficiar turistas estrangeiros? Como explicar a aposentadoria aos 45 anos, com proventos integrais? A Grécia precisa honrar sua história.