sábado, 11 de julho de 2015

Dilma assiste Othello (a ópera)...mas em Brasília só tem IAGO.





Em um dos poucos passos sensatos que
deu este ano,
a Presidente Dilma ontem à noite (sexta-feira),
fez um desvio do seu roteiro de Roma
e foi até Milão,
assistir a Othello,
a penúltima ópera de Verdi,
na Catedral da Ópera,
o Teatro Alla Scala.

Não é a ópera que eu recomendaria
para sua situação atual.
É uma tragédia pesada,
onde morrem quase todos
os personagens.

Baseada na peça de Shakespeare,
com libreto de Arrigo Boito,
conta a história do conquistador
mouro, OTHELLO, 
chegando em Chipre
de mais uma campanha vitoriosa.

Encontra a virtuosa esposa Desdêmona
e o ciúme de um dos seus subordinados, 
IAGO, 
que também é apaixonado por ela.

Num dueto do meio da ópera
Othello diz a ela :

"Tu me amavas pelas minhas desventuras
e eu te amava pela tua piedade.'

Ela responde :
"Eu te amava pelas tuas desventuras.
Tu me amavas pela minha piedade."

Em Brasília não existe nada
parecido com PIEDADE.

Lá está mais para uma frase
do Ato I, cena 3,
que só aparece na peça,
mas foi cortada da ópera :

" TRABALHA, MEU VENENO !
TRABALHA !. "

P.S.:

A pintura da postagem
é de Alexandre-Marie Colin,
e se chama
Othello e Desdemona.


.