quarta-feira, 28 de março de 2012

Clube da Esquina: Tonho e Cacau




Foi prá mim, mais que doce viagem no tempo, um transporte total nos afetos, à la Proust, como desde sempre foi do meu gosto.

Feita pela repórter Ana Clara Brant e o fotógrafo Túlio Santos, a matéria pipocou na internet e no caderno Viver, do Diário de Pernambuco, de ontem.

40 anos depois do LP Clube da Esquina de Milton Nascimento, com a capa acima, e que, durante muito tempo todos pensavam que seria uma foto de Milton e Lô Borges, a verdadeira história.

O fotógrafo Cafi fez a foto numa beira de estrada carioca, perto de Nova Friburgo,
40 anos atrás.
Agora são 2 homens perto dos 50.
Um deles sequer sabia até hoje quem era Milton Nascimento.
E menos ainda que sua foto era capa de disco.
Páragrafo.

Clube de Esquina 1 e 2 são 2 discos que eu não hesitaria em colocar na minha cota de 10 cds populares, prá quando fosse para a eternidade.

Evidentemente, para desconsolo de 99.9% da Humanidade, a Eternidade, por definição, não pode englobar cds, afetos e muito menos identidades como as que conhecemos.
Se existir qualquer destas coisas lá, ela seria tudo….
menos Eternidade.

Mas isto é assunto prá blog de Metafísica.

Conheci Clube da Esquina 2 em uma festa de universitários em Olinda.
Garanto que não tinha usado ou fumado ou cheirado nenhuma "vitamina alternativa".
Minha cabeça sempre foi frágil no simbolismo, prá confundí-la ainda mais com estas bobagens culturais.
A verdade é que durante a noite inteira e quando acordei no outro dia -sem ressaca- eu não conseguia parar de ouvir aquele disco, tantas vezes.
Não sabia qual era a música mais bonita:
Credo?
Paixão e Fé ?
Casamiento de Negros ?
E daí ?
Léo?
Canção Amiga ?

Difícil dizer.

"Um nome na lama
e um silêncio profundo, um pião.
Um filho no fundo e uma atiradeira.
Um pedaço de pau.
Um pé na soleira e um pé na calçada."

Num verso assim, havia - e há- para mim
mais profundidade do que
Nietzsche em
"Assim falava Zaratustra"
lido no original
em alemão.


Tonho e Cacau nos dias atuais.
Valeu manos !!!
Sem querer e sem saber
vocês iluminaram uma geração
com esta foto.

P.S.: O site oficial de Mílton Nascimento deveria já vir fixado nas barras de tarefas dos computadores de todos os brasileiros: