domingo, 18 de março de 2012

Pedro Almodóvar: Arquivos ou jóias? Na estante ou no cofre?



Se eu fosse artista, sobretudo diretor de cinema, não concordaria que a alemã Editora Taschen fizesse um livro sobre a minha obra.

Quando isto acontece, o livro é tão completo, que durante muitos anos ninguém tem nada mais a dizer com outros livros.

Foi assim com o monumental GOAT: Greatest of all Time (O maior de todos os tempos) sobre o boxeador Muhammad Ali, e com os Arquivos de Ingmar Bergman, Stanley Kubrick e agora Pedro Almodóvar.

Anote a minha receita para esta obra perfeita:

1. Faça uma encadernação impecável e impressão top de linha, para o volume aguentar décadas de manuseio no seu tamanho gigantesco de 42 por 30 cms e 410 páginas.
Para não encarecer, dispense a estante de acrílico que veio junto com o volume do fotógrafo Helmut Newton.

2. Cutuque o homenageado para que escreva os textos mais inspirados sobre cada um de seus filmes, analisados um a um, em sequência didática, como nos outros 2 cineastas.

3. Faça uma seleção de fotografias das melhores cenas dos filmes e dê uma ficha técnica completa.

4. Para maníacos, feito eu, anexe na primeira página do livro uma tira de fotogramas originais de um dos filmes… e a baba escorre quando olho a tirinha de uma época que vai acabar, quando todas as "películas" virarem arquivos digitais.

5. Não alimente a preguiça de adiar atualizações para novas edições.
Inclua já nesta A Pele que Habito, a última das pérolas de Almodóvar.
O livro diz, e eu concordo, que em termos autorais ele só perde para Kubrick.
Decide tudo sobre o filme.

6. Cobre ridículos 200 reais (em média) em qualquer das amazons.com da vida. (Não esquecendo que o serviço de entrega para o Brasil da amazon.com (americana) é impecável para DVDs e Blurays mas é catastrófico para livros. Livros prometidos para 15 dias, chegam em 4 meses. Pague um pouco mais na caçula amazon italiana e tenha uma entrega de primeira categoria e o frete é só uma fração do que a matriz cobra.

P.S.: Apesar de livro não pagar imposto de importação no Brasil, o preço desta mesma edição em inglês custa nocauteantes 700 reais na Livraria Cultura.

Pelo descrito, a razão do meu único desconforto ao receber meu exemplar deste livro que teve lançamento mundial agora em janeiro de 2012:
colocar na estante ou guardar num cofre de banco suiço ?
É livro ou é jóia ?
Ou ambos ?