segunda-feira, 25 de março de 2013

Thomas Merton


 Minha derrota, minha salvação     



























"Se minha natureza tivesse teimado mais em agarrar-se aos prazeres que me desgostavam; se ela se tivesse recusado a admitir que fora derrotada por esta procura fútil de satisfação onde não podia ser encontrada, e se minha constituição moral e nervosa tivesse sucumbido ao peso de meu próprio vazio, quem sabe o que poderia ter acontecido comigo? Quem poderia dizer onde eu teria acabado?

Tinha ido longe demais para encontrar-me agora neste beco sem saída; mas a angústia e a impotência de minha situação foi algo a que sucumbi rapidamente. E minha derrota tornou-se a causa de minha salvação."


A Montanha dos Sete Patamares
Thomas Merton





Copia de email recebido da excelente
Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton,
do Rio de Janeiro.