segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Ronaldo


RONALDO CORREIA DE BRITO esteve em Pesqueira, no Círculo de Leituras, da Festa da Renascença, que se realizou em fins de tarde,no Casarão da Peixe.
Junto com Samarone Lima falaram de " Jornalismo e Literatura".
Palestraram de 17 às 20 horas.
Por mim, ainda estaríamos lá assuntando, até hoje.
Foi meu colega de turma, na Medicina da UFPE-1975 e, durante anos,
vizinho de quarto na Casa do Estudante Universitário .
Publicou 2 livros de contos : "FACA" e "LIVRO DOS HOMENS".
Tem um romance a sair - GALILÉIA -, ansiosamente aguardado pelos seus fiéis leitores.
RONALDO é uma das referências culturais e afetivas da minha vida.
Foi uma das oportunidades que tive de conviver com uma pessoa totalmente
imersa na fabulação e na força da arte e da literatura.
Amigo de todas as horas, difícil descrevê-lo
com as poucas palavras de um blog.
Já cortei dezenas de adjetivos deste pequeno texto,
pois não gosto - visceralmente - de adjetivos.
ELETRIZANTE ( acima de 10.000 volts !!!) seria uma palavra
que poderia expor uma das suas facetas.
Às vezes fico exausto ao ouví-lo.
Não porque o assunto que transmita não seja agradável e
sedutor, mas porque me entontece os rodopios da memória que
me faz navegar em minutos.
Também sou um pouco assustado com a convivência com escritores.
Desde que ARIMATÉIA ARAÚJO fez um conto baseado em
dolorosas memórias minhas
( não chegou a estremecer nossa amizade )
e que vi a quantidade de pessoas que Proust usou para compor os personagens,
alguns de forma cruel, fiquei bem ressabiado.
Foi uma honra prá Pesqueira,
e uma felicidade prá mim,depois de tantos anos, rever Ronaldo.
Que nunca foi - porque sempre é -
que nunca esteve - porque sempre está -
no fundo das minhas melhores lembranças.
Em nome de Pesqueira,Ronaldo,
um beijo no seu coração.

P.S.:1 )Uma das melhores recordações da minha vida
é ele me obrigando a cantar CLARICE, de Caetano Veloso,
repetidas vezes,
( 1973 )
em um acampamento que fizemos no Forte Orange.
2 )Uma deficiência cibernética é que não encontrei o seu verbete na Wikipedia
( que já tem verbete até do Pesqueira Futebol Clube )
e, para assombro meu,
quando se digita o nome dele,
a busca orienta para Juázeiro, a cidade rival de morte

do seu querido Crato. Autorize, e faço o seu verbete lá.


Montagem de "Baile do Menino Deus" que todos os anos
deslumbra no Marco Zero em Recife
e em montagens diversas, incluindo difusão pela Rede Globo.
Ronaldo foi o escritor ( e mais dezenas de funções ) da peça .