segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Thomas Merton


THOMAS MERTON ( 1914 -1968 ) foi um monge trapista americano que no silêncio da clausura imposta por uma rígida ordem monástica, escreveu dezenas de livros espirituais, e, no final da vida, estava estudando as semelhanças entre as religiões orientais ( especialmente o Zen Budismo ) e o cristianismo. É uma das figuras centrais de minha vida. Os seus últimos livros, especialmente O CAMINHO DE CHUANG TZU, Os diários e o conhecido A MONTANHA DOS 7 PATAMARES, são meus livros de cabeçeira desde a adolescência. Espero voltar a ele muitas vezes neste blog. Por enquanto esta bela reflexão :

Criar nossas próprias vidas

“ Toda vida cristã destina-se a ser ao mesmo tempo profundamente contemplativa e rica em obra ativa. (…) É verdade que somos chamados a criar um mundo melhor. Mas somos chamados, antes de tudo, a uma tarefa mais imediata e elevada: a de criar nossas próprias vidas. Ao fazer isso, agimos como cooperadores de Deus. Assumimos nosso lugar na grande obra do gênero humano, pois, com efeito, a criação de nosso próprio destino em Deus é impossível em puro isolamento. Cada um de nós realiza o seu próprio destino em inseparável união com todos os outros com os quais Deus quis que vivêssemos. Partilhamos uns com os outros a obra criativa de viver no mundo. E é através de nossa luta com a realidade material, com a natureza, que nos ajudamos mutuamente a criar ao mesmo tempo nosso próprio destino e um mundo novo para os nossos descendentes. Essa obra do homem, que é a sua vocação peculiar e inescapável, é um prolongamento da obra criadora do próprio Deus. Deixar de enfrentar esse desafio e cumprir essa responsabilidade criadora é deixar de dar à vida a resposta que nos é solicitada pela vontade de nosso Pai e Criador.”

Love and Living, de Thomas Merton
Editado por Naomi Burton Stone e Patrick Hart, OCSO
(Farrar, Straus and Giroux, New York) 1979, p. 177



Túmulo de Thomas Merton,
no jardim do Mosteiro onde viveu a maior parte da sua vida,
na Abadia de Gethsemani, em Louisville, Kentucky, Estados Unidos.

Link para a página da "Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton",no Rio de Janeiro, de onde foi tirada esta reflexão.
http://reflexoes-merton.blogspot.com/