sexta-feira, 15 de agosto de 2008

WIKIPEDIA OU BLOG ?


Você estar se sentindo muito confortável em sua poltrona ?
Acabou de receber o seu novo LCD Full Hd de 46 polegadas ?

O seu vinho Romanée-Conti da safra de 85 (28 mil reais a garrafa) não tinha azedado como você temia ?


O governo aumentou o seu salário em 0.5 % ( para os de Brasilía em 500 % ) ?
Em suma, você está cheio de uma vida de luxúria e conforto.
Decidiu extrapolar todo o bom senso e agora quer conhecer o desprezo ?
Aquele sentimento de outro ser humano escarrando em cima de você ?

Então entre no site da WIKIPEDIA ( que se auto denomina a Enciclopédia Livre ; que é sem dúvida a maior base de dados da internet ; que deveria estar como favorito de todas as pessoas que acessam a internet, pois é uma fonte inesgotável de bom conhecimento; que aposentou as nossas enciclopédias Mirador, Barsa, Britannica e o Tesouro da Juventude , ah ah ,etc,etc ), vá fazendo o verbete de sua preferência e então coloque o link de um blog.

Segundos depois o moderador ( qualquer matéria tem que passar pelo moderador, pessoas de boa vontade. não pagas, que decidem o que vai entrar ou não no site ) começa a bufar em sua tela.
O conceito que estes moderadores têm de blogs é que tudo é um lixo, de que todos eles são uma doença contagiosa e suja de promoção pessoal de pessoas desocupadas.
E que eles é que estão fazendo a verdade e o conhecimento virem à tona e para todos, filtrando o que cada leitor deve ou não ler.

Já leram isto em "1984" de Orwell, ou em "Fahrenheit 451" de Ray Bradbury ?

Pois é, fiquei desanimado enquanto fazia o verbete do Pesqueira Futebol Clube lá na Wikipedia.
Parecia a inteligenzia petista ou fascista escolhendo o que os coitados dos outros - nós, os idiotas - podemos ou não ler.
Evidente que a WIKI não é um Orkut universal, que se possa encher de informações pessoais e subjetivas, mas daí ao que vi na parte brasileira, é de chorar.
Prá mim, os blog contêm muito, muito lixo, mas é onde está pulsando criatividade e inteligência na net. O futuro dirá quem vai sobreviver e como.
A WIKI, do jeito que está a parte em português, os moderadores vão transformá-la em um mastodonte feito a Enciclopedia Brittanica que está na nossa estante,
chata mas necessária
: um lugar de consulta 1 vez por semana.