terça-feira, 14 de junho de 2011

Nós, os órfãos da OPRAH.





Depois de 25 anos acabou o programa diário de Oprah Winfrey.
Foram quase 5.000 programas.

Os intelectuais odiavam o talk show.
Pedro Andrade, que nem é intelectual, disse no Manhattan Connection um velho chavão, que Oprah glamurizava a miséria alheia.
É meia verdade.

Mas não podiam negar que ele estava a anos luz de todos os outros.
Não apenas na rica e perfeita produção, mas também no conteúdo.

Ninguém via Oprah totalmente desconhecendo o assunto do entrevistado, como frequentemente acontece com Jô Soares e outros.
Enorme mérito de levar para milhões de americanos assuntos que não constam no dia a dia de uma população quase que só preocupada em consumir o máximo ... e não refletir sobre nada.
Abuso infantil, transexualismo, falta de amor próprio, obesidade e tantos outros temas que ela repetiu à exaustão, e por boas razões.

Foi uma pena que o programa não pegasse no Brasil.
Teria tido uma importância cultural e social muito mais importante do que todas as novelas idiotas que os brasileiros engoliram nos últimos anos, e bobagens como "quem matou Odete Roitman?"ou será vai ter o primeiro beijo gay.
Mas nenhuma televisão brasileira, fora a TV Cultura, tem interesse em elevar o nível mental dos seus expectadores. Todas preferem se eternizar com novelas de época e banalidades semelhantes.

O último show foi como uma Aula Magna em que ela só falou sobre os seus propósitos de vida e os do programa.
Fio belo.
Obrigado Oprah !!!

P.S.: Para matar a saudade, tem uma caixa de DVDs de quando o programa fez 20 anos. Custa 150 reais no Mercado Livre, mas 22 dólares na amazon.com.