sábado, 3 de julho de 2010

Elvis, the pelvis.



O Governo dos EUA tem zelo colossal por sua história.
Seus arquivos têm 9 BILHÕES de páginas de texto e 20 milhões de fotos, entre outras coisas.
A campeã nas solicitações para reprodução é esta foto de Elvis Presley e o então presidente Richard Nixon.

A história por trás dela é inacreditável:
Numa certa manhã de dezembro de 1970, 3 homens chegaram à Casa Branca, sem aviso prévio, com uma pistola em uma caixa de presentes. Um deles disse: EU SOU ELVIS PRESLEY, e gostaria de dar uma palavrinha com o presidente.
Prá resumir, horas depois ele estava fazendo estas fotos com Nixon e recebendo seu crachá de agente honorário do FBI, para lutar contra as más influências dos Beatles e outros grupos na juventude americana.

A história está toda contada numa memorável reportagem de apenas 1 página, na revista PIAUÍ de junho. Piauí continua dando banho de reportagem nas 3 semanais do país. Enquanto na Veja, Isto é ou Época, você lê uma reportagem. Na Paiuí você DEGUSTA, de tanto sabor literário e humorístico de muitas delas.

Os documentos estão todos no site do governo americano, que é uma lição de liberdade e difusão para todos que queiram ir lá.
Todas as fotos tiradas entre Nixon e Elvis.
A carta de Elvis para Nixon pedindo para ser do FBI, escrita com uma letra garrancheira, dentro do avião que os levou de Memphis a Washington.
Link abaixo:

P.S.: Tenho a impressão que esta loucura toda já era da época que Elvis (7 anos antes de morrer) tomava 50 comprimidos para dormir, 50 para acordar e 50 prá ficar de pé, no meio da tarde.
Como já relatei aqui, conta a lenda que o psiquiatra dele foi acusado da morte de Elvis, por problema cardíaco, provavelmente agravado por tantos remédios.
Quando foi depor,começou com a frase: "Vocês prefeririam que Elvis tivesse morrido do coração aos 42 anos, como aconteceu, ou que ele tivesse se suicidado aos 30 anos!!!"
Termina a lenda dizendo que o juiz encerrou o processo logo depois disto.

- a pistola era um presente de Elvis para Nixon e está hoje na Biblioteca Richard Nixon, em Yorba Linda, Califórnia.