segunda-feira, 5 de julho de 2010

Mais um perigo do porre.


Hércules bêbado, pintura de Rubens.

O senhor Noel Perkins chegou em casa animado, vindo de partidas de golfe e bebedeira com os amigos. Foi em junho de 2009. Sentou na frente do seu computador, na zona leste de Londres, e começou a fazer compras no mercado futuro de petróleo. Era funcionário de empresa financeira e tinha autorização para este tipo de aposta. Na sua insônia, continuou a beber, e durante aquela noite negociou 520 MILHÕES de dólares no mercado futuro de petróleo. Conseguiu em 2 horas elevar o preço do barril em quase 2 dólares.

No dia seguinte não lembrava de quase nada do que acontecera. Quando telefonaram da empresa, disse que fizera os negócios a mando de um cliente que não podia ainda identificar e que estava doente, não podendo ir trabalhar. Depois descobriram toda a verdade.

O prejuízo total que deu à sua empresa foi de 10 milhões de dólares.

Foi multado em mais de 100 mil dólares e impedido de trabalhar no mercado financeiro por 5 anos.

Começou um tratamento de alcoolismo e está ainda em grupo de reabilitação.

P.S.: Esta é uma história verdadeira sobre esta delícia do capitalismo, criação dos gênios de Wall Street. Um jogo de azar chamado mercado futuro, onde se pode apostar sobre praticamente tudo, inclusive se o sol no próximo mês vai estar mais ou menos amarelo. Foi contada pela repórter JULIA WERDIGIER, numa reportagem do New York Times de 30 de junho.