domingo, 6 de maio de 2012

André Liohn no Roda Viva: minas, civilidade e celebrações à brasileira.




O fotógrafo brasileiro André Liohn que apareceu no Roda Viva, da TV Cultura esta semana e foi matéria aqui do blog, tocou em alguns pontos dolorosos da vida atual brasileira;

1. O Brasil anunciou a meio mundo que estava mandando um grupo de militares especializados à Líbia para desativar minas terrestres.
São pequenos discos de plásticos com sensibilidade para explodir com pressão acima de 10 kgs. Ou seja, adequadas para matar seres humanos que pisem nelas.
Também são usadas como detonadores para minas que derrubam tanques.
A explosão da pequena, detona a grandona.

O que o governo não teve coragem de divulgar ?
As minas são Made in Brazil.
Vendidas ao governo do "Meu irmão, Meu amigo e Meu líder".

2. A abundância e ascensão de classe econômica à brasileira, não despertou nenhum sentimento de sociedade ou civilidade.
Ele dá um exemplo:
a pessoa que melhorou financeiramente, em vez de dizer, agora que melhorei e estou pagando muitos impostos, quero uma escola melhor para os meus filhos e uma saúde melhor para todos.
O que o brasileiro faz ?
- Matricula o filho numa escola particular
e compra um novo plano de saúde mais abrangente.

3. Somos o país da celebração, mas não da consciência.
Um entrevistador dá um exemplo:
Parada Gay de São Paulo - 5 milhões de pessoas.
Marcha Evangélica - 3 milhões de pessoas.
Marcha contra a corrupção em Brasília ?
20.000 pessoas.

Não tem como não assinar embaixo de tudo.