quinta-feira, 11 de setembro de 2008

11 de setembro - O homem que despenca

Jonathan Briley, 43 anos,
funcionário de um restaurante no último andar da Torre Norte.
Ele era "o homem que despenca".


A fotografia impressiona pelo horror da morte certa a poucos segundos
e pela sutil elegância no cruzar de pernas e os braços para trás.
Uma postura de grande dignidade.

Durante muito tempo 11 de setembro será na nossa memória exatamente isto : 11 de setembro.
7 anos depois e a emoção e o pesadelo das torres gêmeas desabando são partes indeléveis da nossa vida. Os detalhes foram se acumulando com os anos. A incompetência apareceu por todos os lugares. Como a CIA e o FBI que gastam bilhões em informações a cada ano não foram capazes de abortar aquele atentado ? As informações chegaram em vários escalões e ficaram paradas,como em toda boa burocracia. Só dois exemplos : um jovem árabe pagando quase 200 mil reais em dinheiro vivo para fazer um curso de pilotagem de grandes aviões e não quer saber como decola, nem como aterrisa, só como manobra o avião no ar !!!! Não dava prá ter dado muitos anos antes uma simples ordem : não pode abrir a cabina do piloto prá ninguém. Só isto e já teria tornado impossível toda a dinâmica do atentado?
Difícil acreditar no atentado e difícil acreditar na incompetência de tantos.

Hoje à noite um canal pago vai passar um especial sobre este elegante corpo que pulou das torres prá não ser assado vivo.

PS : Em algum lugar de casa devo ter uma fotografia minha, que tirei em uma das 2 vezes que estive no mirante que ficava em cima de uma das torres gêmeas.