sábado, 27 de setembro de 2008

ANISTIA BRASILEIRA

Prisioneiro político torturado em "Pau de Arara".
Monumento na Rua da Aurora, Recife.
Muitos brasileiros ficaram nesta incômoda posição,
sem saberem se estariam vivos no outro dia.
Tinham feito algum crime ?
Sim, o de pensar diferente da ditadura militar brasileira,
nas décadas de 60 e 70.

O Brasil foi o único país da América do Sul em que os crimes das ditaduras militares ficaram por isto mesmo. A esquerda subiu ao poder, primeiro com FHCardoso e depois com Lula, e em nome da conhecida cordialidade brasileira e com uma generosa indenização até prá quem esqueceu de escovar os dentes de manhã, porque estava preocupado com perseguição política pelos militares, os governos tentaram deixar prá lá. Claro que isto é um tremendo vespeiro que todo e qualquer governo do mundo gostaria de fazer de conta que não existe. Mas ele vai estar sempre lá, cutucando a ferida na alma brasileira.  

O que é pior é que vem sempre alguém lembrar isto, e a imprensa e o governo tentam varrer prá baixo do tapetão.

Este mês de setembro esteve aqui no Brasil o Juiz Espanhol Baltázar Garzón, aquele que atanazou a vida de Pinochet, deixando-o preso um tempão na Inglaterra. O que ele veio dizer ? Que não adianta o Brasil "cordial", com sua anistia feita pelos próprios militares para "esquecerem" tudo, dizer que tudo é passado e história. 

Arrancar a língua de opositores, arrastar seres humanos pelas ruas ( como Gregório Bezerra,em Casa Forte,Recife) e, sim,também isto, metralhar rapazinhos que estavam nas guaritas de vigilância de  quartéis,como a esquerda fez,não são condutas "esquecíveis". Mesmo que a lei brasileira diga isto, existe uma lei internacional que é superior à lei de cada país. Isto é crime contra a humanidade e não existe para isto anistia, nem prescrição de pena.

Prá piorar ainda mais a questão, esta "revisão" da anistia não pode deixar de incluir para penalidades os esquerdistas que fizeram  as suas barbáries e hoje ocupam cargos importantes no judiciário,legislativo e executivo brasileiros.

Prá mim é fundamental encerrar o assunto :

1 - Abrindo todos os arquivos daquela época que não impliquem em verdadeira Segurança Nacional. Até agora existe mais uma preocupação com a Segurança Pessoal, de alguns poderosos que estão na elite do governo, com seus podres à mostra. Correm boatos, por exemplo, que José Genoíno não foi um herói da Guerrilha do Araguaia, mas um delator. ( Não sei se isto é verdade ou não ).

 2 - Fazendo os militares profissionalizados e cultos de hoje entenderem que não se está culpando eles, nem as instituições militares, mas aqueles militares daquela época que fizeram os crimes e que estes não merecem a solidariedade de militares de bem da época atual.

3 - Punindo os criminosos dos 2 lados : militares e esquerda.

Isto a Argentina já fez, o Chile já fez, o Perú já fez, etc,etc.Quando o Brasil fará ?

Pela velocidade em que todos os governos brasileiros (não apenas o do Presidente Lula ) têm colocado em sua pauta os assuntos importantes do país : Educação, Segurança, Assistência de saúde,etc, daqui a um século.