sábado, 6 de setembro de 2008

Dorothea Lange

Mãe Emigrante
clique na foto para ampliar

Dorothea Lange 1895-1965 foi uma grande fotógrafa americana. Sua fotos humanizaram as trágicas consequências da Grande Depressão Americana na década de 30. A foto mais conhecida dela é esta acima, chamada A MÃE EMIGRANTE.
O depoimento dela sobre a foto :


Vi e me aproximei desta mãe faminta e desesperada.
Não lembro como expliquei a ela sobre minha presença e sobre a câmera, mas lembro que ela não me perguntou nada.
Tirei 5 fotos, chegando cada vez mais perto, na mesma direção. Não perguntei seu nome, nem sua história.
Ela disse-me a idade, que tinha 32 anos.
Disse que estava sobrevivendo com a família de vegetais congelados que encontrava na beira da estrada e de passarinhos que as crianças matavam. Tinha acabado de vender os pneus do carro prá comprar comida.
Então ela sentou naquele lugar, com as crianças em volta dela, e ela parecia saber que, de alguma forma, as minhas fotografias poderiam ajudá-la e me ajudar.
Havia um tipo de igualdade ali, entre nós duas.

outra foto de Dorothea Lange.
Quem tiver a curiosidade de ver todas as 5 fotos da "Mãe Emigrante",
estão em site de arquivo da maior biblioteca do mundo,
a BIBLIOTECA DO CONGRESSO AMERICANDO.
Lá também, clica nas fotos para ampliar :
http://www.loc.gov/rr/print/list/128_migm.html