terça-feira, 23 de setembro de 2008

SUA SAÚDE - OS MITOS - OVOS


MITOS SOBRE ALIMENTAÇÃO

Ovos são um ataque cardíaco no prato - nunca coma nenhum

É verdade que um ovo tem em média 212 miligramas de colesterol, que é a dose DIÁRIA recomendada de colesterol para cada pessoa.

Mas, o ovo é uma boa alimentação. Tem menos de 2 gramas de gordura saturada, o LDL ou colesterol ruim. A clara do ovo contém proteína de alta qualidade, que ajuda cicatrização. Ou seja, comer 1 ovo por dia só fará bem à saúde. Se tem o colesterol alto, a recomendação é de 2 ovos por semana. A clara pode ser comida à vontade.

CUIDADO :  1 - Muita gente inventa receitas de ovos crús, como energético . Ovos têm alta contaminação por Salmonela ( tanto os de granja como de capoeira ) e jamais devem ser comidos crús ou mal cozidos. É roubada e risco de infecção intestinal : diarréia, febre,etc.

 2 - Também bobagem a crença que é bom comer a casca do ovo, pois é rica em Cálcio. A areia da praia também é rica em cálcio, e nem por isto deve ser comida. O Cálcio da casca do ovo não é absorvido no intestino e só vai sobrecarregar o seu tubo digestivo com um material grosseiro e de difícil digestão.