segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Carta a Fernando Mota.



" Quem pode impedir que o povo queira ser mal governado ?
É um direito anterior e superior a todas as leis."
Machado de Assis, 1895
( Mais do que mais, do que mais, do que mais do que evidente que esta frase não está se referindo ao processo eleitoral em Pesqueira. Se refere ao artigo abaixo. Este blog é cultural e por isto não deu nenhuma matéria sobre eleições local. Não é uma questão de arrogância ou desprezo. É só uma questão de enfoque. Repetindo : este blog é cultural. Leiam boas análises políticas locais no belo blog de William Porto. Tem um link dele aqui nesta página ).

Fernando Mota é um amigo de longa data. Mora em Recife, é professor universitário e intelectual de inumeráveis qualidades. Ontem me mandou um lamentoso email sobre a sua posição contrária ao voto obrigatório. Acompanhava um artigo da Folha de São Paulo OPINIÃO, de Mário Magalhães : "O DIREITO DE NÃO VOTAR".
Espero compreensão com minha visão.
Fernando não mande um pistoleiro de sua cidade natal de Igarapeba arrancar minha cabeça. Se ele não arrancar completamente, isto só mostra que até os pistoleiros em Igarapeba são incompetentes.(brincadeira, claro !).

Até concordo que é uma contradição você ser obrigado a ter um DIREITO, no caso de votar.Se é um DIREITO, por que ser obrigatório ?
O problema, prá mim, é que " a coçeira é mais em cima".
O processo eleitoral brasileiro é todo uma grande comédia burlesca, puxando para a farsa. Então o voto obrigatório é só um detalhe, um filigrana do circo inteiro.

Abaixo 5 ( de dez mil perguntas )que todo brasileiro deveria se fazer sobre o assunto :
1 - Por que as pessoas são induzidas a achar que existe um horário "GRATUITO" em rádio e TV ?
2 -Por que as pessoas não são sabedoras que não existe nada gratuito? Que as emissoras adoram este tal de "horário gratuito", pois descontam milhões e milhões que iriam pagar de Imposto de Renda.Dinheiro que poderia ser usado em educação, saúde ou desconto da imensa dívida - agora interna e não mais externa - que o país tem.
3 - Por que alguns políticos insistem no tal de "financiamento público das campanhas" ? Deveriam ir prá guilhotina. A campanha já é bastante financiada pelo povo, como citado na primeira pergunta. Nos EUA e outros países quando um político quer aparecer na TV fazendo propaganda, ele gasta os tubos de dinheiro. Aqui você se candidata e até sabendo que não tem chance de ganhar, você está aparecendo na rádio, TV,etc, e isto já é vantagem prá uma próxima candidatura ou até para um negócio qualquer.Sem contar os 3 meses de férias, com recebimento normal de salário, que milhares de funcionários públicos ganham. Muitos se candidatam só para isto
4 - Por que existir coisa que não existe em nenhum outro país, como Justiça Eleitoral ? Isto é mais uma fonte de gastos milionários, sem nenhuma finalidade. Os problemas deveriam ser solucionados pela justiça comum.
5 - Por que vereadores devem receber salários por 2 sessões mensais, onde não decidem nada ?

Isto é só um blog e não vou enumerar as 10 mil perguntas que cada brasileiro consciente deveria fazer sobre nosso processo eleitoral.
O que posso dizer é que VOTO OBRIGATÓRIO é apenas um detalhe ínfimo de uma grande insanidade, típica de republiquetas de banana da América Central e não de um país grande, rico, poderoso e que pretende ser moderno.
Agora, se as pessoas conscientes não votarem, a coisa continuará da mesma maneira. Uma massa manipulada segue a mandar no país. Portanto NÃO ME FALEM EM NÃO VOTAR, EM VOTO EM BRANCO OU EM VOTO NULO. Vamos votar no MENOS RUIM. É isto que faça a cada eleição,como hoje. Cronometrei o tempo que gastei da hora que saí do portão de casa até a hora que voltei. Tempo total : 4 MINUTOS. O segredo ? Sessão eleitoral perto de casa e ir no início da tarde que todos estão na sesta.

PS : Não encontrei um "VOTE" com as cores brasileiras. Só este com as cores americanas. Mas passou a mensagem correta. TODOS DEVEM VOTAR... SE QUISEREM..