segunda-feira, 27 de outubro de 2008

JOSUÉ DE CASTRO


JOSUÉ DE CASTRO, foi um extraordinário e corajoso médico recifense, que fez fama mundial com seus estudos sobre a fome. Morreu aos 65, 35 anos atrás, em Paris, 
onde viveu a maior parte da vida.
O seu livro mais conhecido é "GEOGRAFIA DA FOME".


Para ele " A FOME É UMA MALDIÇÃO CRIADA PELO PRÓPRIO HOMEM, CONTRA OS OUTROS HOMENS."


Toda a mídia deu cadernos especiais no início deste setembro, quando completou 100 anos do seu nascimento. Tudo muito... muito merecido, mas.... na minha opinião ninguém colocou O DEDO NA FERIDA.


E qual seria ? Toda a imprensa disse o já sabido : que a fome é uma questão terrível, desumana, injusta e digna de todo combate. Mas deixou sempre a impressão de que a causa " é você que não está repartindo o seu prato de Sucrilho com o vizinho que passa fome".

Prá mim a questão passa por outra vertente.

A FOME É UMA QUESTÃO DE GOVERNO, sobretudo no Brasil.


Novamente e novamente quero dizer que não estou avaliando apenas o governo Lula, mas também os anteriores. O atual tem sido até muito mais eficaz neste assunto .
Se o país gasta bilhões em todo tipo de programas sociais, se paga BILHÕES DE JUROS aos banqueiros a cada ano, não seria a FOME um problema de má administração dos programas e de mal direcionamento dos recursos do país ? Não tenho qualquer dúvida que a resposta a esta pergunta é um redondo
S I M.