terça-feira, 17 de maio de 2011

Ato dos Homens, de Kiko Goifman




Canal Brasil mostra que o melhor do cinema em 2011 está nas televisões públicas.
Exibiu Atos dos Homens, documentário de Kiko Goifman.

Sobre o massacre de 29 pessoas na Baixada Fluminense, (Nova Iguaçu e Queimados, especificamente) na noite de 31 de março de 2005.

Nunca se conseguiu saber exatamente o motivo da chacina.
11 policiais militares foram julgados por ela.
Imagina-se que os PMs estavam revoltados com as exigências de um novo comandante.

Parte do impacto na mídia se perdeu pois 1 dia depois morria o Papa João Paulo II e os jornais jogaram o assunto para os rodapés das últimas páginas.

Usando armas da PM (calibre 40) começaram a atirar aleatoriamente na Via Dutra, Nova Iguaçu, que corta a cidade, depois entraram em Queimados e terminaram a sua brutalidade.

Algumas idéias do filme e da internet sobre a chacina:

- "Estes PMs já faziam parte de grupos de extermínios existentes desde sempre nesta região. Eles só mudaram o patamar. Passaram da morte no varejo - 3 a 5 por semana - para atacado, 29 mortes em uma só noite".

- "Não existe isto de Poder Paralelo nesta região. Estes grupos representam um estágio da própria construção do estado e do poder político na região. Não é Poder Paralelo. É o Poder existente."
Sociólogo José Cláudio Souza Alves

- alguém no filme: " Primeiro eles perceberam que não precisavam estar usando outras pessoas para exterminarem os bandidos (policiais aposentados, por exemplo), eles próprios poderiam fazê-lo sem problema. Agora se perguntam porque precisam de poder político de outros para acobertá-los. E passaram a entrar nas carreiras políticas."

- no filme um fotógrafo de página policial do jornal:
"Já tirei milhares de fotos de cadáveres que aparecem executados todos os dias nesta região, mas não pude deixar de me comover com uma das histórias do massacre:
No último bar onde os policiais passaram eles executaram 4 pessoas. Um garoto de 14 anos conseguiu se esconder atrás da máquina de fliperama. Foi encontrado e o fliperama foi jogado no meio da rua. O terror do menino não deixou ele sair do lugar onde estava, todo contorcido, atrás da máquina de fliperama. Foi executado ali mesmo."

Parabéns ao Canal Brasil e TV Cultura que estão exibindo o que de melhor existe no cinema mundial. É uma pena que brasileiro só queira assistir novela e jogo de futebol e percam a bela oportunidade de ter um pouco de consciência sobre muitos problemas. A audiência destes filmes não deve passar de 1% e a repercussão em blogues na internet é insignificante.