domingo, 12 de agosto de 2012

Adeus Olimpíadas de Londres.





Não consigo ver muitos motivos, no estágio atual do mundo, para alguém desejar a imortalidade.
O Ser Humano que já se encheu de quinquilharias eletrônicas e pensa que é o senhor do universo, está muito longe de construir uma sociedade justa e decente.
Alguém do espaço que mirasse a Terra, nos veria como vemos uma jaula de hienas no zoológico: lutas intestinas, ilusões de poder e dinheiro e sexo, e meia dúzia de cabeças pensantes.
Não mais que isso !

A festa olímpica é uma das poucas razões que me faria desejar a imortalidade.
Cada 4 anos eu paro o que estou fazendo na vida prá mergulhar, como um retardado insano, na beleza dos jogos.

É necessário um pequeno esforço para esquecer muita coisa podre que tem por trás dos jogos: interesses comerciais (como se permite um patrocinador como o MacDonalds que é a antítese de toda a saúde que os jogos emana ?); os pútridos cartolas a comandarem federações mundo à fora enquanto pisoteiam os atletas; os ninhos de corrupção em cada federação do mundo; o doping que come solto em quase todas as categorias e que está décadas à frente dos exames antidoping.
Ufa !!!

Mas isto tudo eu relevo em 2 segundos.
Como é uma overdose de eventos, prefiro passar longe dos esportes coletivos e coisas que assistiria com prazer em outra situação, como a ginástica feminina rítmica.

O miolo olímpico dos meus interesses é o Atletismo, os saltos ornamentais ( na piscina) e a Ginástica Olímpica.
Ali tem tudo que a humanidade almeja: treino exaustivo, beleza corporal e gestual, garra e alegria.

Adeus Londres !
Espero poder repetir a dose, pela TV, no Rio 2016.
Não sei o que aquelas pessoas que ficam dentro dos estádios a centenas de metros dos palanques estão fazendo ali. Poderiam ver muito melhor no conforto de suas poltronas em casa.


P.S.: Para arcar com os pesados gastos, a Inglaterra está leiloando on line milhares de objetos usados nas Olimpíadas. Da cama especial de Usain Bolt a bolas usadas nos jogos de basquete. Os preços são em libras e prá lá de salgados. Bolas de volei começando o leilão em 1200 reais.
Link abaixo:


P.S.: 2 detalhes que me foram pouco agradáveis:
1. a idéia de todo mundo ter que tirar fotos mordendo a medalha.
Um gesto pouco higiênico.
2. parece que a única música que o comitê olímpico comprou foi a música de Carruagem de Fogo. Ninguém aguentava mais ouví-la em todas as situações.
Muito bonita mas repetitiva.
Enjoou.