sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Santiago, de João Moreira Salles, 2007.




O Canal Brasil (66, na sky) está reprisando a cada 3 dias o documentário Santiago.

Um dos melhores que já assisti, e não canso de rever.

As recordações do argentino que foi mordomo por 30 anos na mansão dos Moreira Salles, donos do Itaú, na Gávea, no Rio de Janeiro.

O filme já foi matéria deste blogue.

Vou recontar uma das belas passagens do filme:

"Eu era criança e meus pais haviam saído.
Acordei no meio da noite e ouvi o piano tocando.
Desci para a sala e lá estava Santiago ao piano.

Não me surpreendi com a música, pois era comum ouvir Santiago tocando, mas com o fato dele estar vestido com o fraque que usava como mordomo em grandes ocasiões de festas de gala na casa.

Então perguntei:
Por que você está vestindo isto para tocar?

E ele:
- Porque é Beethoven que estou tocando."

EU : Doinnnngggg !!!
Que lindo.
.

EU 2 : Jung disse muitas vezes que o conhecimento e a sensibilidade são coisas muito solitárias, difíceis de compartilhar.
Contei esta belíssima história a um amigo que é pianista clássico e, para grande decepção minha, ele perguntou: Como assim ?

Oh my God !

.