segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ministros Joaquim Barbosa x Lewandowski.






"No meio jurídico e de acordo com os respectivos currículos, o relator do Mensalão no Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, é considerado muito mais bem preparado tecnicamente que o revisor, Ministro Ricardo Lewandowski.


Joaquim se formou por uma das mais conceituadas universidades do país, a UNB, e o colega fez seu curso em São Bernardo do Campo.

Barbosa fala inglês, francês, alemão e espanhol, tem mestrado e é doutor em Direito Público na Universidade de Paris II.
Lewandowski é mestre e doutor em Direito pela USP.

Barbosa era procurador da República concursado quando chegou ao STF, e Lewandowski ocupava a vaga de advogados no TJ paulista."

P.S.: Cópia literal da ótima coluna de Cláudio Humberto, de ontem.

Falou e disse.


P.S. : Pequenas notas de hoje,  dia 05.10.12, também da coluna do Cláudio Humberto:

1. "Apesar do abatimento, José Dirceu estuda o processo do mensalão como nem mesmo seu advogado, ops, o Ministro Ricardo Lewandowski o fez."

2. MILITANTE : Mais enfático que o advogado do mensaleiro, o ministro Ricardo Lewandowski citou declarações de petistas, negando a compra de votos de políticos, como "provas"de que o mensalão não existiu.

3. Após a sessão de ontem no Supremo Tribunal Federal, o ministro Ricardo Lewandowski terá mais dificuldades para voltar a dar aulas na Faculdade de Direito da USP, onde um grupo de alunos, dizendo-se envergonhados, exige sua saída.

04 de novembro 2012:

Esta foi a única postagem nestes 4 anos de blog que está tendo "atualização". E, no caso, uma segunda atualização.
Isto só aconteceu devido a ter se tornado a matéria mais lida deste blog desde que ele começou.

Estamos na fase final do mensalão.

A visão não mudou de quando esta postagem foi feita 3 meses atrás.

1. O julgamento foi muito importante para o país, para fazer os políticos entenderem que roubar dinheiro público, mesmo por uma "causa justa" (no caso a revolução socialista que transformará os pobres e a pobreza em paraíso. Não esquecendo as comissões dos "revolucionários".).

2. De imediato os políticos brasileiros encontrarão outras maneiras, ainda mais sofisticadas, de se apossarem das riquezas da nação.

3. Houve uma certa politizacão do Mensalão. O Ministro Toffoli, ex-advogado de Dirceu, não se declarar impedido de votar, será uma mancha indelével no currículo dele.

4. Ministro Lewandowski não foi a figura truculenta que aparentava nos primeiros dias. Muito sensato em quase todas as posições que tomou no caso.  Apesar da síndrome do "tem que ser perfeito" que assola a juriprudência nacional, em casos de ricos, terá um bom retrato na história do país.

O caso mais extravagante da "Síndrome do Ser Perfeito"que tenho conhecimento foi o caso das 2 adolescentes assassinadas na Praia de Serrambi, Pernambuco. O promotor, que começava uma inexpressiva carreira política, passou anos devolvendo o inquérito para "mais investigação"…e para agradar os familiares dos kombeiros acusados, que terminaram sendo absolvidos por seus vizinhos.

Só faltou o promotor querer saber qual era a oração que o Papa estava fazendo no Vaticano quando as garotas foram mortas.

Espero que esta seja o último adendo a esta postagem.




.