quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ministro da Saúde Alexandre Padilha no Roda Viva I



O Ministro da Saúde Alexandre Padilha, médico sanitarista, PT-SP, esteve ontem no Roda Viva, TV Cultura, numa entrevista bonita e civilizada.
Mesmo sendo um canal de TV do Governo, não foi recebido com tapetes.
Os entrevistadores foram ótimos.

Como a Saúde Pública brasileira é assunto para anos inteiros, não deu prá aprofundar muita coisa, mas ele tocou em muitos pontos interessantes

Destacarei alguns :

1. Perguntado se tinha plano de saúde, disse que não, que usava o SUS.

EU : Pessoas que não têm plano de saúde no Brasil se enquadram em poucas categorias:
a. as que não têm mesmo nada e contam com a sorte para não morrerem na calçada de alguma emergência de hospital público, lotada.
b. pessoas que são recebidas com tapetes nos grandes hospitais de São Paulo. Ou pelo poder que exercem ou pelo dinheiro para pagar as assombrosas contas.
c. pessoas que só têm 40 anos, como o ministro, que nunca adoeceram e têm a ilusão que não irão adoecer.

2. Muito boa a posição contrária a um exame para os novos médicos, nos moldes do exame da OAB : "exames assim só penalizam o aluno que já foi vítima de um curso ruim. Não melhora a qualidade dos profissionais. Deveria haver exames nacionais nos anos 2, 4 e 6 do curso. Aquelas faculdades que tivessem pontuação incompatível seriam proibidas de abrir novas vagas de vestibular até melhorarem sua estrutura."
Estou totalmente de acordo.

3. Não convenceu quando tentou explicar porque o governo não consegue cobrar os atendimentos que faz de pessoas com planos de saúde. Ter passado de 10 milhões ao ano para 80 milhões deve ser uma gota no oceano.

4. A última intervenção do mediador Mário Sérgio foi matadora. O governo deve uma boa explicação à sociedade brasileira. O quê, exatamente, os 5 grandes hospitais-hotéis 5 estrelas de São Paulo ( Einstein, Sírio,etc) fazem pela saúde pública, para que o governo tenha abdicado de impostos em torno de 500 milhões de reais ao ano (quase o orçamento de saúde da cidade de São Paulo) que estes hospitais deveriam pagar ?

Amanhã termino minhas considerações.A entrevista inteira está no link abaixo :


.