quarta-feira, 16 de junho de 2010

Arrozintegral.



The New York Times de ontem deu matéria, em um dos seus blogues, sobre um dos assuntos mais apaixonantes da civilização (não riam!!): ARROZ INTEGRAL.

Resultado de um estudo da Universidade de Harvard, que além de insuperável prestígio científico tem um orçamento maior do que o de muitos países do mundo, mostrou que quanto mais se come arroz branco, maior a chance de ter diabetes.

Diabetes é um doença terrível, irmã gêmea da obesidade, que leva a gastos de bilhões por ano, com suas complicações (cegueira, insuficiência renal e milhares de outras).

Só como exemplo, substituir um terço do arroz branco consumido por dia por integral, diminui a incidência de diabetes em 16 %.
O estudo foi feito com um vasto grupo de 40 mil homens e 58 mil mulheres.

EU:
1 - Até hoje não entendo de onde saiu a "brilhante" idéia de processar arroz, açucar e trigo e tirar deles a casca, onde está a maior parte das vitaminas e das fibras.
Se fosse coisa de poucas décadas, eu já ia atribuir a Bill Gates ou alguém da Microsoft, que foi de onde saíram algumas das piores idéias tecnológicas dos últimos 30 anos.

2 - Desde que me entendo de gente que não entra em minha casa um pacote de arroz branco. Quando fui morar em Recife e tive contato com a macrobiótica, entendi a roubada que o ocidente entrou quando "descobriu" a idiotice do processamento dos grãos, que já são completos por natureza.
E sem necessidade deste tipo de "aperfeiçoamento".

3 - até os meus cachorros só comem ração com arroz integral.
Não posso atribuir diretamente, mas a maior parte deles morreu de velhice.

4 - no meu entender arrozintegral, como está grafado no título, não precisaria sequer existir. A Saúde Pública deveria proibir arroz, trigo e açucar que não fossem integrais. Seria uma forma de poupar a população, que não tem acesso a informações, de ter contato com uma coisa que lhe será danoso a longo prazo.

O nome ARROZ já deveria significar, unicamente e simples, que era integral.
Macarrão também tem que ser integral.
Ídem para o pão.
Agora o pão 7 grãos passou para "PÃO 9 GRÃOS".
Não vale nada, pois os grãos não são integrais.
É tudo a farinha do grão... e mais nada.
As vitaminas foram todas pro lixo.
Só não me perguntem o porquê.