segunda-feira, 7 de junho de 2010

"Cabelo bom"



SOLANGE KNOWLES, cantora e irmã de Beyoncé, foi ao programa da OPRAH, juntamente com CHRIS ROCK, falar sobre o filme "CABELO BOM", documentário-humorístico que ele dirigiu e que será lançado em outubro.

Alguns dados sobre este assunto escondido do mundo (mudanças artificiais nos cabelos) me deixaram chocados:

1 - Na Índia as pessoas acham que cabelo é vaidade que atrapalha o desenvolvimento espiritual. Raspam os cabelos nos templos e os deixam por lá. 10 milhões de indianos, principalmente mulheres, fazem isto todo ano. Não recebem dinheiro por isto. Os templos revendem os cabelos. Um bom cabelo indiano pode valer 1.000 dólares em Los Angeles, a capital mundial do entrelace. Cabelos são o terceiro ítem de exportação da Índia. Só perde para programas de computador e estátuas de Buda.

2 - Farrah Fawcet, das Panteras, fez toda uma geração querer parecer com ela. A maior parte das americanas pinta o cabelo de louro. Tintura de cabelo é um negócio de 14 bilhões de dólares anuais.

3 - negras americanas têm obsessão por cabelo. A maioria começa a alisar o cabelo antes de 5 anos de idade. Isto é feito com ÁCIDO SULFÚRICO!!!!

4- Chris Rock jura que o filho de Michael Jackson durante a famosa entrevista a MARTIN BASHIR , com poucos meses de vida já estava com o cabelo pintado de louro, pois as raízes pretas estavam aparecendo.

5 - dona de salão, negra, disse que não pôde se conter quando cliente chegou com foto de Victoria Beckham para replicar o cabelo nela. E disse: Minha filha. Você é negra!!!!

6 - o sofrimento das crianças negras por não poderem ter um "cabelo bom" como suas amigas brancas. Amargurante!!!

Em suma, a liberdade chegou em muitos aspectos. Acabou-se a escravidão, mas continuamos presos a nossos próprios ideais impossíveis. Gastando dinheirão, saúde e tempo para preencher estereótipos malucos.

Todos de olho no filme-documentário do Chris Rock, quando aparecer.
Gosto cada vez mais do humor dele.
O show dele (KILL THE MESSENGER- MATE O MENSAGEIRO) que a HBO retransmite todo mês é imperdível.

P.S.: SOLANGE KNOWLES disse que ficou muito triste quando foi constatado que o corte de cabelo dela era o assunto mais comentado no Twitter, e não a eleição do Irã que estava acontecendo naquela semana. Parabéns, Solange!!! É bom ter um pouco de consciência política de vez em quando.