sábado, 19 de junho de 2010

DETRAN-PE EM PESQUEIRA: 3 questões de difíceis respostas.



1 - "MAS ISTO É A LEI" (sobre cinto de segurança,etc).
EU: E onde andava o DETRAN-PE nestes 35 anos que tenho carteira de motorista em Pesqueira e ele nunca apareceu prá aplicar a lei?
Dá prá devolver o IPVA que paguei nestes 35 anos já que o DETRAN-PE não apareceu para aplicar a lei em Pesqueira?

De qualquer maneira, tudo bem querer aplicar a lei agora.
Dá prá ter a gentileza de avisar à população de Pesqueira que, depois de 35 anos sem vir aqui aplicar a lei, ela agora será aplicada?

2 - "MAS NÓS DIVULGAMOS NA RÁDIO."
EU: Esta foi a afirmação de um dos diretores do DETRAN, quando questionado por alguns políticos da cidade.
A quantidade de multas aplicadas nos primeiros dias dá a exata idéia de que esta divulgação não chegou aos ouvidos de ninguém.
Se tivesse anunciado na página inicial da internet do Banco Credit Suisse, que ninguém em Pesqueira acessa, teria tido a mesma divulgação.

3 - "E ONDE EU DEVERIA DIVULGAR? perguntaria o mesmo diretor do Detran"
Eu: Nesta resposta está a chave do problema.
Se os guardas do DETRAN-PE em Pesqueira não ficassem se escondendo nos becos e dentro das lojas (eu não vi nenhum dos guardas que me multaram) e sim orientando a população, isto mostraria a boa intenção de ordenar o trânsito, e não a intenção de criar uma INDÚSTRIA DE MULTAS.
Se qualquer guarda tivesse apitado quando deu a primeira multa por falta de cinto de segurança, por exemplo, e avisado isto à pessoa, não aconteceria caso como de um cidadão honrado que estava hoje se queixando. Deram 6 multas a ele num mesmo dia e pelo mesmo motivo.
O não avisar a uma pessoa, que não era fugitiva da cena, caracteriza, ao meu ver, a real intenção do DETRAN-PE, que não veio melhorar o trânsito e sim distribuir multas e tratar as pessoas com arrogância e humilhação.

Será que a democracia já chegou ao DETRAN-PE?
Será que alguém já avisou ao DETRAN que acabou aquele tempo que as pessoas não ousavam se queixar?
Cadê a cidadania?
Ou continua o mesmo velho DETRAN-PE, que nunca conseguiu sair das páginas policiais, com todas as suas mazelas?
Respostas individuais.
Eu tenho a minha...
e nenhuma intenção em dizê-la em público.

P.S.: 1 - Esta é a última matéria deste blog sobre esta questão.
Nos próximos dias vou abrir uma comunidade no Orkut e um blog específico para o DETRAN-PE, onde pretendo também copiar todas as reportagens policiais referentes a este órgão, e que foram publicadas pela imprensa nos últimos 10 anos.

Todos estes lugares terão o mesmo título:
"DETRAN-PE. A indústria de multas chega a Pesqueira.
Que vergonha!!! "

2 - Centenas de pesqueirenses que foram atingidos pela arbitrariedade e arrogância do DETRAN-PE, podem e devem fazer queixas à Ouvidoria.
No site do DETRAN tem todos os contatos para isto.

Não fiquem em silêncio!!!
Vocês não são um rebanho de ovelhas, à espera de pancadas.
São brasileiros dignos e pagadores de impostos.
Que não merecem ser tratados a pontapés.
Isto acabou!!!