terça-feira, 26 de outubro de 2010

Advogado esperto




Uma ficção:

Bruno estava sendo julgado ...
Evidências indiscutíveis sobre a culpa do réu, mas o cadáver não aparecera.

Ao final da sustentação oral, o advogado recorre a um truque:
- "Senhoras e senhores, tenho uma surpresa para todos!", diz olhando o relógio...
- "Em dois minutos, a pessoa que se presume assassinada, entrará na sala deste Tribunal."
E olha para a porta.

Os jurados, surpresos e ansiosos, também ficam olhando para a porta.

Decorre dois longos minutos e nada acontece.

O advogado completa:
- "Vocês olharam para a porta com a expectativa de ver a suposta vítima.
Fica claro que têm dúvida se alguém realmente foi morto.
Insisto que considerem o meu cliente inocente".
(In dubio pro reo) na dúvida a favor do réu.

Os jurados, visivelmente surpresos, se retiram para a decisão.
Minutos depois, o júri volta e pronuncia o veredicto:
- "Culpado!"

- "Mas como?" pergunta o advogado...
"Eu vi todos vocês olharem fixamente para a porta.
Daí se conclui que estavam em dúvida!
Como condenar na dúvida?"

E o juiz esclarece:
- "Nós todos olhamos para a porta, menos o Bruno..."


MORAL DA HISTÓRIA:

NÃO ADIANTA SER UM BOM ADVOGADO

SE O CLIENTE FOR ESTÚPIDO.

EU: Este foi um texto que recebi por email.
Apenas recontei a história.
Portanto, nenhum mérito meu.