segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Treme (TV). Nova Orleans no que ela tem de mais fabuloso: O SEU POVO.




A rede de TV HBO decidiu passar para trás todo e qualquer concorrente, em matéria de seriados. Hollywood já vem perdendo feio prá muita coisa feita para TV.
Corre o risco de cinema virar mídia de adolescentes de Shopping Center com seus filmes catástrofe, filmes quadrinhos e bobeiras em geral.
Fora do circuito de arte, pouca coisa tem valido à pena o prazer de ir ao cinema.

TREME é um seriado em 10 partes que HBO está terminando de exibir.
TREMÉ (com acento) é um bairro pobre de Nova Orleans que foi afogado pelo furacão Katrina.
O seriado é sobre diversos moradores deste bairro que tentam voltar às suas vidas 3 meses depois da terrível inundação.
Enquanto a ineficiente burocracia do governo Bush, que passou 3 dias para externar sua solidariedade ao sofrimento dos pobres da Louisiânia, quer decidir quais bairros devem ser reconstruídos ou não, os pobres tentam sobreviver.

O Katrina deixou milhares de mortos, prejuízos de 100 bilhões de dólares e afogou 90% da cidade, com nível de água de até 8 metros.
A burocracia, como sempre, é um show de "humanidade" à parte. Muitos pobres não foram indenizados pois só tinham seguro contra furacões e os bancos convenceram a justiça de que eles tinham perdido a casa para uma inundação e não pelo furacão em si!!!

Faltam 3 meses para o dia mais famoso da cidade, o MARDI GRAS, a sua terça-feira de carnaval. Como na Pesqueira ou Olinda de antigamente, cada um faz a sua fantasia e passeia na cidade. Sem escolas de samba, nem trio elétricos.

O seriado é dos melhores do ano. O piloto de uma hora e meia foi dirigido por ninguém menos do que a diretora polonesa AGNIESZKA HOLLAND.
A trilha sonora do jazz puro da cidade permeia cada cena, pois vários dos personagens são músicos e artistas em geral.
O CD sairá nas próximas semanas.

Uma segunda temporada já está autorizada.
A série deve aparecer em vídeo em breve.
É prá ver e rever muitas vezes.

Uma visão do bairro de TREMÉ.
Parecido com qualquer vizinhança pobre do mundo.