sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ariel Dorfman






"Quando dizem que não sou um prisioneiro,
não acredite.
Vou ter que admitir isto algum dia.

Quando dizem que vão me libertar,
não acredite.
Vou ter que admitir que é uma mentira,
algum dia.

Quando dizem que eu traí o partido,
não acredite.
Vou ter que admitir que fui fiel
algum dia.

E, finalmente, quando chegar o dia que lhe pedirem
para identificar o corpo
e você me olhar
e uma voz lhe disser:
Nós o matamos.
O pobre coitado está morto.
Ele está morto.

Quando eles disserem que
estou completamente morto,
definitivamente morto,
Quando eles disserem,
não acredite neles.
Não acredite neles.
Não acredite neles.


P.S.: Do grande documentário UM COMPROMISSO COM OS MORTOS, de Peter Raimont, que a TV Cultura exibiu esta semana.
Lá Ariel conta como era do círculo íntimo de Salvador Allende e como voltou ao Chile 16 anos depois do golpe.
Imperdível !!!
Que eu saiba nunca saiu em DVD no Brasil.

2 - O cartaz é do filme e livro A MORTE E A DONZELA, de Ariel, onde ele aborda a vingança de uma prisioneira política no Chile, quando ela encontra o seu torturador.