sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Reservas Cambiais: 300 bilhões... de ilusões.




O governo brasileiro anunciou ontem que agora tem 300 bilhões de dólares em Reserva Cambial.
Não é uma boa notícia em si, como os jornais dão a entender.

Assim como foi ridículo o ufanismo do ano passado quando o governo anunciou que a Dívida Externa brasileira estava tecnicamente encerrada.

O governo tem comprado bilhões de dólares para não deixar o Real desabar mais do que virou cinzas. Está enjaulado na arapuca que ele próprio construiu, com suas artificialidades ao sabor de como desejava os índices em geral.

Claro que não é tão simples como o meu enunciado abaixo, mas esta é a parte principal.

O governo está comprando reservas com dinheiro dos bancos brasileiros. O Brasil não tem sobra de caixa para fazer reservas. Tem um imenso deficit que se expande a cada ano. Os bancos estão exultantes pois os seus balanços batem recordes atrás de recordes, com os juros que o governo lhes paga, e que não encontrariam em nenhum outro lugar do planeta.

Qualquer ser humano que tirasse dinheiro em banco, pagando 15 % por ano, para aplicar em Reservas que são aplicadas a 3% por ano, seria colocado na Camisa de Força pelo resto da vida. Seria pura loucura.

Reservas tem a China, pois são os seus saldos comerciais.
Já passou de 3.5 trilhões de dólares e não é fundada no dinheiro alheio.

O Brasil está fazendo reservas com uma imensa dívida interna, que já passou do trilhão e meio de Real, e que foi acrescida nos 8 anos do nosso último papaizão.

Tudo fumaça que, em algum momento do futuro, cairá sobre nossas cabeças.