Bidu Sayão,carioca. Nasceu em 1902 e morreu aos 97 anos em 1999, no estado do Maine, Estados Unidos, onde morou a maior parte da vida.
Estréia no Metropolitan Opera House de Nova Iorque em 1937 em Manon, de Massenet. Arturo Toscanini era seu admirador, e a chamava de " la piccola brasiliana" - a pequena brasileira. Em fevereiro de 1938 cantou para o casal Roosevelt na Casa Branca. Roosevelt lhe ofereceu a cidadania estadunidense, mas ela recusou na hora. De acordo com a mesma, "no Brasil eu nasci e no Brasil morrerei".
Era pequena e delicada.
Em 1995, já com 92 anos, foi homenageada pela Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis.
Veio no último carro alegórico O CISNE NEGRO, emocionada, sentada num trono.Um dos momentos mais emocionantes já vistos na Marquês de Sapucaí.
PS : Também fiquei com lágrimas nos olhos quando, visitando o Metropolitan Opera de Nova Iorque, no corredor onde estão os grandes cantores da história da ópera : Placido Domingo, Birgit Nilsen,Caruso,etc, lá estava a foto e a homenagem a Bidú.Tenho um retrato dela autografado em minha parede. É um pequeno postal de 10x15 cms, mas a dedicatória escrita pela mão dela para alguma fã, torna aquilo especial.
a maior parte deste texto foi condensado de artigo na Wikipedia.