sábado, 2 de janeiro de 2010

O FILME DO ANO



Não sobrou prá ninguém.
O filme que mais me inspirou em 2009 foi um filme de 2006, chamado
A VIDA DOS OUTROS.
Já saiu um bom DVD duplo brasileiro e o bluray, e canais pagos exibiram.

A história do ingênuo e cruel espião da Stassi, na antiga Alemanha Oriental, que imagina que se tornou grande e importante na sua ridícula função, me trouxe impagáveis divagações.

Gostaria de dividir uma delas.
Já imaginaram a alegria infantil que o Governador Roberto Arruda teve quando recebeu o seu primeiro milhão de propina ? Certamente reproduziu a excitação do outro colocando dinheiro dentro da meia e justificando por uma questão de segurança.
O pensamento de que: "agora eu estou entre os TOPs da política brasileira. Agora está provado como sou o mais inteligente." Coitados !!!

A ABSURDA E TOTAL IGNORÂNCIA DA ÉTICA, da pequenez de qualquer pessoa, numa Terra que é menor do que um grão de areia no universo. Uma Terra que é só um planetinha rodando desajeitado numa curva elíptica ao redor do Sol, uma estrela de QUINTA grandeza.

Enfim, como o personagem de A Vida dos Outros: um nada de gente tem a ilusão de que sua pequenez humana o tornou grande e importante, no seu desnivelado e frágil sonho.

E, como arrebatou o Deputado Miro Teixeira, os políticos brasileiros (mensalão ou demsalão), ao contrário do que apregoam, não roubam para fazer caixa 2 de campanha (e nem prá doar panetones), ROUBAM PRÁ COMPRAR bolsas da Louis VUITTON, prá comprar caros cavalos de corridas, ou as caixas de Montrachet Romanée Conti (safra de 1978,claro!!) a 30 mil reais a garrafa, na adega de Maluf, para se exibirem.
A sordidez se entontece.

P.S.: Milk foi outro filme de impacto. Todas as listas de fim de ano começam com BASTARDOS INGLÓRIOS, de Tarantino (que em Portugal teve o engraçado título de SACANAS SEM LEI). Agora saiu em Blu ray. Assistirei em breve. Gran Torino é competente, como tudo de Clint Eastwood, mas não teria saco de assistir uma segunda vez, de tão "subúrbio americano" que é.
2010 poderá matar minha curiosidade de ver os outros "colunáveis": Abraços Partidos de Almodóvar, O Equilibrista; Che 2, etc.

2010 será um bom ano.
Podem crer !