segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Camp Lejeune (Sempre Fiel-TV) : uma tragédia (militar?)






Os Documentários da TV Cultura exibiram esta semana, pela enésima vez (nunca é demais!), SEMPRE FIEL, dos diretores Rachel Libert e Tony Hardmon. 76 minutos. 2011.

A história real de um sargento fuzileiro naval, que depois de servir por 25 anos perde a filha de 9 para um raro tipo de leucemia.
Depois descobre que a base de Camp Lejeune, Carolina do Norte, tem uma história oculta de grande contaminação ambiental com cancerígenos como o TCE.

Em contatos com amigos que serviram na mesma base, descobre um grande número deles com câncer de mama (bastante raro em homens) e outras neoplasias.

O documentário conta a luta do grupo para que o governo americano e os fuzileiros reconheçam o fato e assumam os tratamentos.

EU: Como já disse em outras matéria aqui, esta história de "sempre fiel", "nenhum marine será deixado para trás", etc, é excesso hollywoodiano.
Na prática, as instituições militares, e quase todas as outras, querem o teu sangue enquanto isto for conveniente para elas.
Depois… te abandonam.

Estas idéias juvenis de companheirismo e as milhares de postagens em orkut e facebook de que "o serviço militar foi a melhor época de vida" só demonstram uma grande indigência mental e humana.
Na prática, estas coisas só existem na medida das conveniências.

Documentário nota 10.
Imperdível !!!
Não existe DVD brasileiro.

Abaixo, o link do site do filme:



Ilustrações:
- o óbvio cartaz do filme.
- o emblema do Camp Lejeune.