sábado, 22 de setembro de 2012

Insuficiência renal misteriosa em jovens trabalhadores.







Artigos em agências de notícias internacionais esta semana revelam uma epidemia de Insuficiência Renal Crônica (IRC) em jovens trabalhadores da agricultura, no Sri Lanka, Índia e países da América Central.

IRC é doença grave e dolorosa. Os rins param de fazer suas tarefas ( filtrar urina, expelir junto com a urina substâncias nocivas diversas e equilibrar eletrólitos, entre outras coisas) e aparecem inchações, grande astenia, sede incontrolada e incapacidade para o trabalho.
A partir de certos níveis, dieta e medicamentos não funcionam mais, e, ou o paciente faz diálise (cara, complicada e sem fim) ou um transplante de rim… ou morre.

É doença comumente vista na velhice, em hipertensos, diabéticos,etc.

Na epidemia do caso, são homens na faixa de 20-25 anos, que trabalham na agricultura.
Os atingidos se contam aos milhares.

Uma pequena ilha da Nicarágua, La Isla, agora é conhecida como La isla das viúvas, de tantos são os mortos.
Em El Salvador já é a segunda causa de mortalidade de homens jovens.

Muitas equipes de saúde estão à postos, mas ainda não há uma resposta clara, entre elas os milhares de quilômetros que separam a América Central do Sul da Ásia.

Uma teoria atribui a doença ao contato com os metais CÁDMIO e ARSÊNICO contidos nos fertilizantes e pesticidas usados nas lavouras. Que são baratos e superutilizados nestes lugares.

Que a ciência possa encontrar respostas com brevidade e aliviar o sofrimento de tantas pessoas já atingidas pelo maior dos sofrimentos evitáveis, A POBREZA.

No link abaixo, um artigo mais ampliado no site da BBC-Brasil :


http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/09/120920_doenca_renal_cronica_rw.shtml