sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

3 tristes "GAZAS" da história.

Milhares de vezes na história, os donos do poder perderam a paciência com demoradas negociações políticas, e colocaram em prática soluções militares ou de brutalidade, no que deveria ser exclusivamente problemas políticos e sociais. 3 exemplos :

Em 1988 os curdos, povo que vive ao norte do Iraque e sul da Turquia e era perseguido pelos 2 países, foi bombardeado pela força aérea de Saddam Husseim com Napalm, gás Sarin e mostarda. 7 mil civis mortos em 2 dias, na cidade de Halabja. Saddam Husseim em vez de solucionar os problemas políticos dos curdos,
achou melhor DIZIMAR OS CURDOS.


12 de setembro de 1994 : cansados de tantos assaltos impunes, comerciantes da Candelária, centro do Rio de Janeiro, contratam seguranças, que matam 7 crianças e adolescentes que dormiam na calçada. A sociedade em vez de solucionar o problema dos menores de rua, achou melhor DIZIMAR OS MENORES DE RUA.


O governo de Israel, de ideologia de direita, vendo o seu prestígio em derrocada para as próximas eleições, e querendo ganhar votos da ala da ultradireita, que ameaça tomar o poder, em vez de solucionar o problema palestino, achou melhor DIZIMAR OS PALESTINOS.

O pretexto ? 3050 foguetes rudimentares, de péssima pontaria, disparados pelos palestinos, que em 7 anos mataram exatas 15 pessoas. A reação matou mais de 1000 pessoas e feriu mais de 5000 em 15 dias.Bombardeou escolas, universidades e o que encontrou pela frente.
É quase certo que o governo vai ganhar a eleição, pois este massacre tem apoio de 90% do povo israelense. Os dois lados se comportam como psicopatas, que ficam culpando o outro por tudo que dá errado, em vez de assumir os próprios erros e sentar numa mesa e negociar realisticamente, sem fantasias de onipotência : os palestinos não vão desaparecer da face da terra ( como sonha Israel ), nem Israel será jogado Mar Mediterrâneo adentro ( como sonha o Hamas ).

Feche os olhos por 15 segundos e se imagine correndo no meio desta rua de terra, com o seu filho de 12 anos, morto em seus braços. Atingido por uma bomba de um país  "cheio de amor para dar mas... cercado pelo ódio dos vizinhos ", como disse o imparcial JAIME KLINTOWITZ, judeu,  na revista " NÃO VEJA". 
Deu prá ficar arrepiado ou com uma lágrima nos olhos ?
 É isto que se chama solidariedade.  
Parabéns. Você é um ser humano.