Os personagens :
RICHARD NIXON - foi o 37º Presidente dos Estados Unidos e único a renunciar ( 1974 ) para não se submeter a um processo de impeachment. Politicamente de direita, era um lobo na defesa dos interesses do seu grupo. Instalou um sistema de gravação no próprio gabinete, pensando que seria útil para suas memórias,mas depois que começou o escândalo de Watergate teve que entregar as fitas à justiça.
ROBERT PENN WARREN - um dos grandes romancistas americanos do século XX. Ganhou o prestigioso Premio Pulitzer em 1946 com o romance " TODOS OS HOMENS DO REI", que rendeu 1 clássico do cinema e da política " A GRANDE ILUSÃO", com sofrível refilmagem recente ( Sean Penn no papel principal ). A história de um político do interior que, por forças das circunstâncias, é elevado a nível nacional. Baseado em um personagem real, o livro e o filme deveriam ser obrigatórios para políticos, a partir de vereador.
FITAS - quando foram liberadas as gravações, muita sujeira do governo Nixon foi exposta.
Em uma delas o Presidente discute com um acessor como ocupar o tempo das suas filhas, antes da abertura da Convenção Republicana, em 1972 :
Nixon - Por exemplo... a pior coisa seria elas irem a qualquer lugar que tenha a ver com as Artes.
Haldeman : É, eu entendo. Julie foi ao Museu de Jacksonville na outra vez.
Nixon : As Artes, você sabe - eles são judeus, são esquerdistas - em outras palavras, fique longe.
Comentário DEVASTADOR de R.Penn Warren, no livro "Democracia e Literatura " : " ESTA PASSAGEM É, CLARAMENTE, OBRA DE UM FILISTEU PARANOICO, EMPOLGADO PELO PODER, SEM GENEROSIDADE DE ESPÍRITO, SEM IMAGINAÇÃO E COM UMA EDUCAÇÃO DO TIPO TÉCNICO MAIS LIMITADO - UM CEGO A ATACAR INTEIRAS DIMENSÕES DA VIDA, QUE, POR SEREM INCOMPREENSÍVEIS PARA ELE, LHE PARECEM NÃO APENAS UMA AFRONTA À SUA VAIDADE, MAS UM ATAQUE SINISTRO AO PRÓPRIO SER".
Uma tacada e tanto !!!!