quarta-feira, 11 de março de 2009

As-Salamu Alaykum


"O TRAIDOR"
" A VERDADE É COMPLICADA".

Não teve lançamento oficial em DVD no Brasil, mas já está circulando no comércio alternativo " O Traidor".
Sudanês naturalizado americano ( Don Cheadle ) que se vê dividido entre sua fé muçulmana e sua atividade como agente disfarçado. Guy Pearce é o agente do FBI atrás dos terroristas.
O diretor é o quase estreante Jeffrey Nachmanoff.

É um filme mediano com as costumeiras explosões, vitórias da lei,etc. Os 2 atores principais com boas atuações.
A direção é competente.

O que me impressionou foram as imagens do dia a dia no Ièmen. Além da inevitável pobreza "africana" ( já sinônimo de desesperada e sem solução ) o modo de vida tradicionalista, de uma sociedade que pratica os preceitos de uma religião.

Não vou estender o assunto, complicado e cheio de minúcias.
Mas, entendo que em algum momento no futuro da humanidade, os excessos da civilização ocidental, este hiperconsumismo que nos domina, esta geração shopping center que não tenta, nem de longe, responder às perguntas cruciais da vida, irá pedir ajuda à Tradição. Não ao fanatismo religioso de qualquer credo, evidentemente. Mas à tradição nos moldes descritos por René Guénon, por exemplo.
Existe poesia na cena do pai ensinando o filho a escrever e pensar. Muito mais poesia do que nas cenas de choros nos jornais a cada ano, quando saem listas de aprovados nos vestibulares.

AS-SALAMU ALAYKUN ( significa " a paz esteja com você).
O corrente é responder : ALAYKUN AS-SALAAM ( " e contigo também" ). A mesma saudação que o padre repete tantas vezes na missa e que nossa civilização não consegue por em prática (a paz ).

Bela Mesquita no Egito.