terça-feira, 3 de março de 2009

Clint


Clint Eastwood ganhou semana passada  PALMA DE OURO especial, no Festival de Cannes "pela sua carreira no cinema". É  carreira única, que inclui 7 Oscars e 8 Globos de Ouro. Ninguém imaginaria que o astro de faroestes como " Por uns dólares a mais", acumularia tantas honras aos 78 anos de idade e disposição para muito mais.
" Estou muito sensibilizado que tenham me escolhido. Quando dirigi meu primeiro filme os cineastas e críticos franceses me apoiaram, enquanto os de meu país foram muito reticentes. A França é o principal país a abordar e apreciar o cinema como uma forma de arte."
Só Ingmar Bergman em 1987 tinha recebido esta honraria. 
Seu último filme " GRAN TORINO" é sobre preconceitos e imigração.

Clint surpreendeu o mundo em 1988 quando - deixando de atuar - dirigiu "Bird", uma biografia de Charlie Parker, um dos maiores do jazz. Em 1992 o western " OS IMPLACÁVEIS", em que faz um pistoleiro arrependido das mortes no seu passado. Ganhou Oscar de Ator e Diretor por este filme. Depois fez o romântico " As pontes de Madison", "Sobre meninos e lobos" e "Menina de ouro".
Em 2006 fez 2 épicos sobre a atuação no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial " A conquista da Honra" e o grandioso "Cartas de Iwo Jima". Em 2008 lançou " A troca" e " Gran Torino".
Como a aposentadoria não faz parte dos seus planos, está em pré produção de "Fator Humano", sobre a primeira presidência de Nelson Mandela. Pelo jeito, só o Todo Poderoso pode deter Clint.
Parabéns grande ator, grande diretor e extraordinária figura humana.

Este artigo é copiado e resumido de uma matéria do Globoonline,
que não tinha assinatura.